O Google está trabalhando em um novo jeito de transferir dados de um iPhone para um celular Android, um app chamado “Switch to Android”.

Atualmente, transferir seus apps, contatos, mensagens e mais de um aparelho Android para outro é bem fácil: basta conectar os dois celulares por um cabo USB ou encostando os dispositivos. Já para transferir dados de um iPhone para o Android, era preciso fazer backup deles no Google Drive e restaurá-los manualmente. O Android 12 até que facilitou as coisas, permitindo copiar contatos, aplicativos e mídia, mas apenas por cabo Lightning.

Leia mais:

O novo app de transferência de dados para Android já está disponível na App Store como um aplicativo não listado, um recurso que a Apple implementou recentemente. O app só pode ser acessado por um link direto, ao qual a equipe do site 9to5Google teve acesso alguns dias atrás.

publicidade

A primeira tela do Switch to Android mostra o que é possível transferir do iPhone para o celular Android: “fotos, vídeos, contatos e muito mais”. A etapa seguinte exige escanear um código QR exibido no Android no processo de configuração e restauração. Quando os aparelhos se conectarem, a maioria dos dados mais importantes são transferidos sem fio.

Pelas capturas de tela na listagem da App Store, é possível ver as opções de transferência “Contatos”, “Eventos do calendário”, “Fotos” e “Vídeos”. Uma mensagem avisa que só as fotos e vídeos salvos localmente no iPhone podem ser transferidos para o novo Android.

Quando a transferência é concluída, o app lembra o usuário de desativar o iMessage, para que as mensagens vindas de iPhones não se percam e cheguem por SMS. 

Na etapa final do Switch to Android, o usuário pode transferir seus dados do iCloud para o Google Drive e Google Fotos. O botão “Iniciar solicitação” abre o Safari em uma página de suporte do iCloud, onde aparece a opção “Solicitar a transferência de uma cópia dos seus dados”.

A equipe do 9to5Google conseguiu instalar e executar o app de transferência de dados em um iPhone, mas apontou que o processo de configuração e restauração no Android parece ainda não estar totalmente pronto. Também não há informação sobre se o Google pretende lançar o Switch to Android de maneira mais pública.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!