O Tensorbook é um laptop voltado para desenvolvedores de IA, criado em uma parceria entre a Razer e a Lambda. O PC, apelidado de “O Laptop de Aprendizado Profundo”, é baseado em Linux e pensado especificamente para aprendizado de máquinas.

A Razer é mais conhecida por seus PCs e acessórios gamer, mas às vezes também investe em criações para produtividade.

publicidade

Já a Lambda é uma provedora de infraestrutura de aprendizado profundo, e presta serviços para o Departamento de Defesa dos EUA e “97% das principais universidades de pesquisa dos EUA”. A empresa oferece clusters de GPU, servidores, estações de trabalho e armazenamento em nuvem para treinamento de redes neurais.

O laptop Tensorbook conta com GPU discreta RTX 3080 Max-Q da Nvidia (16 GB). Com isso, engenheiros de aprendizado de máquina não precisam compartilhar recursos com um computador remoto, o que afeta negativamente o trabalho de desenvolvimento.

publicidade

“Quando você está preso ao SSH em um servidor remoto, você não tem nenhum dado ou código local e até tem dificuldade em demonstrar seu modelo para colegas”, disse o cofundador e CEO da Lambda, Stephen Balaban.

O Tensorbook facilita a instalação de estruturas de aprendizado profundo como PyTorch, TensorFlow, Caffee e Caffee 2, além de apps focados em GPU CUDA e cuDNN.

publicidade

O laptop parece bastante com os PCs gamer da Razer, pesa apenas 450 gramas, e a tela é de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 165 Hz e resolução de 2560×1440.

O chip é o Intel i7-11800H de última geração, com velocidade base do clock de 2,3 GHz indo até 4,6 GHz. A memória é de 64 GB de RAM DDR4-3200 e o laptop Tensorbook ainda oferece 2 TB de armazenamento SSD PCIe 4.0.

publicidade

O SO é o Ubuntu Linux 20.04 LTS, mas o PC também tem suporte para inicialização dupla de Windows. As entradas são duas Thunderbolt 4, três entradas USB-A (3.2 Gen 2), uma HDMI 2.1 e entrada para fone de ouvido.

Leia mais:

O laptop especializado Tensorbook não aparece na listagem de produtos da Razer no momento, apenas na página da Lambda, e vai custar US$ 3.500 (cerca de R$ 16.400 na cotação atual) nos EUA.

Via: ArsTechnica

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!