Microsoft firma acordo com MEC para oferecer Office 365 Educacional A1 gratuitamente para educação pública

A Microsoft vai oferecer gratuitamente para escolas de toda a rede pública o Office 365 Educacional A1, após acordo com o MEC
Karoline Albuquerque19/04/2022 11h29
escola
São Paulo - Sala de aula vazia da Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz Bibliotecaria, no Parque Casa de Pedra, zona norte da capital. Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Microsoft firmou um acordo com o Ministério da Educação (MEC) para disponibilizar de maneira gratuita a solução Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) para toda a rede pública de ensino brasileira. O Acordo de Cooperação Técnica foi celebrado na última quarta-feira (13), no Palácio do Planalto.

As soluções da Microsoft serão destinadas tanto às escolas federais como estaduais, distritais e municipais. Cerca de 138 mil escolas públicas vão receber o Office 365 Educacional A1. Assim, mais de 38 milhões de estudantes brasileiros serão beneficiados.

Leia mais:

A primeira versão da plataforma deve ser disponibilizada pelo MEC no começo do mês de maio, junto a outras soluções de mercado de provedores de tecnologia. A ideia é consolidar o Ecossistema de Inovação e Soluções Digitais Educacionais, conduzido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Microsoft 365 terá ajuste de preços a partir de 1º de março de 2022. Imagem: Wachiwit/Shutterstock
O Office 365 Educacional será disponibilizado pelo MEC no começo de maio, para escolas municipais, estaduais, distritais e federais. Imagem: Wachiwit/Shutterstock

Além da Microsoft, o Ministério da Educação afina parcerias com Google, Amazon, Oracle e Adobe. Outras empresas do setor interessadas em participar da iniciativa educacional devem procurar a pasta, através da Subsecretaria de Tecnologia, para que a viabilidade e consolidação seja analisada.

Os acordos vão trabalhar pela recuperação das aprendizagens e também aproximar a rede educacional, pública e privada, de provedores de tecnologia com soluções para diversos propósitos na área. A ideia é potencializar o processo de inclusão e qualidade digital nas escolas e instituições, além de equalizar o acesso aos serviços digitais para educação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital