A partir desta segunda-feira (18) estão abertas as inscrições para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA). O objetivo é qualificar profissionalmente jovens e adolescentes para o mercado de trabalho. Ao todo, serão 734 vagas.

As oportunidades estão distribuídas entre cidades de 14 estados e Distrito Federal (DF): Maceió; Manaus; Salvador; Alagoinhas (BA); Fortaleza; Brasília; Vitória; Juiz de Fora (MG); Três Lagoas (MS); Ipojuca (PE); Campo Largo (PR); Rio de Janeiro; Macaé (RJ); Duque de Caxias (RJ); São Gonçalo (RJ); Nova Iguaçu (RJ); Natal; Canoas (RS); Aracaju; São Paulo; Paulínia (SP); Mauá (SP); Cubatão (SP); Santos (SP); e São José dos Campos (SP).

Além das vagas reservadas para pessoas com deficiência, uma novidade da edição deste ano, segundo a Petrobras, é a cota de 15% de vagas destinadas para adolescentes em situação de acolhimento institucional (casa lar, abrigo, casa de passagem e residência inclusiva).

Como funciona o Petrobras Jovem Aprendiz?

Programa Petrobras Jovem Aprendiz abre mais de 700 vagas.
Os aprovados no processo de seleção terão que cumprir uma jornada de trabalho diária de 4 horas. Imagem: Arnaldo Jr/Shutterstock

O programa oferece diversos cursos profissionalizantes por meio do Senai nas seguintes áreas: assistente de logística, assistente administrativo, auxiliar de caldeireiro, auxiliar de linha de produção, eletricista industrial, eletricista predial, encanador(a) hidráulico(a), instalador(a) de tubulações prediais de gás combustível, mecânico(a) de bombas motores, compressores e equipamentos de transmissão, mecânico(a) de manutenção, mecânico(a) industrial, operador(a) de suporte técnico em tecnologia da informação, programador(a) WEB e soldador(a).

publicidade

Os aprovados no processo de seleção terão que cumprir uma jornada de trabalho diária de 4 horas por 20 meses e vão receber um salário mínimo e benefícios (13º salário, férias, vale-transporte e plano de previdência complementar opcional).

“O objetivo do PPJA é promover a inclusão social dos aprendizes por meio de qualificação profissional e contribuir para sua inserção no mercado de trabalho”, comentou o gerente executivo de Recursos Humanos da Petrobras, Juliano Mesquita Loureiro, em comunicado.

Veja também:

Como participar?

Para participar, é necessário ter de 14 anos a 22 anos e estar cursando o 7° ano do ensino fundamental ou já ter concluído o ensino médio. Os interessados já podem se inscrever por aqui até sexta-feira (22).

Vale destacar que no momento da admissão, todos os estudantes que não tenham concluído o ensino médio precisam comprovar matrícula e frequência escolar.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis na página da Petrobras.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!