Anunciado durante a inauguração da gigafábrica da Tesla no Texas, o robotáxi dedicado sem volante ou pedais deve ser lançado em 2024, segundo o chefão da montadora, Elon Musk.

Serão dois anos para desenvolver, testar, homologar e produzir em massa um serviço que atenda às leis regulatórias de cada estado. Tratando-se da Califórnia, principal mercado da Tesla, isso deve significar um processo de licenciamento de duas agências.

publicidade

Apesar dos desafios, Musk adota um tom otimista ao falar do lançamento do robotáxi. O veículo, segundo o executivo, deve será altamente otimizado para autonomia, o que significa que ele não terá nem volante nem pedais.

“Acho que pode ser um produto muito poderoso onde aspiramos atingir a produção em volume em 2024”, disse Musk, em teleconferência aos funcionários na última quarta-feira (21). “Acho que [o robotáxi] realmente vai impulsionar o crescimento da Tesla.”

publicidade

A entrada da Tesla no mercado dos robotáxis autônomos a coloca em competição com empresas que estão à frente na corrida, como a Cruise, subsidiária da GM, a Zoox, a Aurora e a Waymo, da Alphabet.

Todos os veículos da Tesla são vendidos hoje com um sistema de assistência ao motorista chamado Autopilot. Os proprietários têm acesso ainda ao modo Full Self-Driving (FSD), um recurso que Musk promete quase diariamente que, um dia, será capaz de movimentar o carro sozinho. No presente, o FSD possui apenas nível 2 de condução autônoma.

publicidade

Robotáxi pode levar Tesla a um público mais amplo, afirma Musk

Durante a conferência, Musk também reconheceu que os veículos da Tesla são inacessíveis a muitas pessoas e que a introdução do robotáxi pode ser uma forma de aproximar a montadora de um público mais amplo. A ideia do executivo é que o robotáxi seja “de longe o menor custo por quilômetro de transporte que eles [os clientes] já experimentaram”.

“Olhe para algumas de nossas projeções”, afirma Musk. “Uma jornada de robotáxi custará menos que uma passagem de ônibus, uma passagem de ônibus subsidiada ou uma passagem de metrô subsidiada.”

publicidade

Via Techcrunch

Crédito da imagem principal: Naresh777/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!