O Rover Perseverance da NASA registrou um fantástico vídeo de um eclipse em Marte. Fobos, a maior lua marciana, cruzou o disco solar bloqueando parcialmente o astro por pouco mais de 40 segundos. O vídeo foi gravado no dia 2 de abril, 397° dia marciano da missão, mas só foi divulgado nesta quarta (20) pela agência espacial americana. 

Através de registros como esse, os cientistas estudam a evolução das órbitas das luas de Marte. Os cientistas já sabem que Phobos está condenado: a lua está se aproximando da superfície marciana e está destinada a colidir com o planeta em dezenas de milhões de anos. Mas as observações de eclipses da superfície de Marte nas últimas duas décadas também permitiram aos cientistas refinar sua compreensão da lenta “espiral da morte” de Fobos.

publicidade

Registro é “quase” inédito

Essa não é a primeira vez que um eclipse marciano é flagrado a partir do Planeta Vermelho. Entretanto, o registro feito pelo Perseverance tem uma qualidade nunca antes vista. Em 2004, os rovers Spirit e Opportunity fotografaram pela primeira vez os eclipses de Fobos e Deimos, as duas luas de Marte. 

Em 2019, o rover Curiosity também filmou o eclipse das duas luas marcianas com sua câmera Mastcam. Mas agora, em 2022, o Perseverance conseguiu gravar o trânsito de Fobus em frente ao Sol com maior aumento, definição e taxa de quadros por segundo em relação aos registros feitos anteriormente. Isso se deve ao sistema de câmera Mastcam-Z da Perseverance, uma atualização com zoom da Mastcam da Curiosity. 

publicidade

A definição da imagem é tão grande que é possível perceber claramente as manchas solares. Além disso, a cor é outro grande diferencial da imagem da Perseverance em comparação às imagens em preto e branco das missões anteriores.

Trânsito de Fobos em frente ao Sol registrado pela Curiosity em 2019
Créditos: NASA
Trânsito de Deimos em frente ao Sol registrado pela Curiosity em 2019
Créditos: NASA

“Eu sabia que seria bom, mas não esperava que fosse tão incrível”, disse Rachel Howson, da Malin Space Science Systems em San Diego, na Califórnia.

publicidade

Howson, que é membro da equipe Mastcam-Z que opera a câmera, observou que, embora Perseverance primeiro envie miniaturas de baixa resolução que oferecem um vislumbre das imagens que estão por vir, ela ficou impressionada com as versões de resolução total: “Parece um aniversário ou feriado quando elas chegam. Você sabe o que está por vir, mas ainda há um elemento de surpresa quando você vê o produto final.”

Eclipses em Marte são mais rápidos e mais comuns que na Terra

Os dois satélites naturais de Marte, Fobos e Deimos, são pequenos e irregulares. Acredita-se que eram asteroides que foram capturados pela gravidade do planeta e agora possuem órbitas muito próximas de Marte. Deimos, o menor deles está a cerca de 20 mil quilômetros, e Fobos está a menos de 6 mil quilômetros da superfície marciana. 

publicidade

Graças a essa proximidade do planeta e também à baixa inclinação da órbita (ambos em torno de 1° em relação ao equador), os eclipses solares em Marte são muito mais frequentes que na Terra. A cada dia marciano há ao menos dois eclipses solares em algum ponto da superfície do planeta. Entretanto, como as velocidades orbitais de Fobos e Deimos são maiores em relação à Lua, a duração de um eclipse solar é bem menor em Marte. Dura no máximo alguns segundos. Além disso, como as luas marcianas são muito pequenas, nunca chegam a obstruir completamente o disco solar.

Ainda assim é um fenômeno bastante interessante, e poder observá-lo, aqui da Terra, a partir das imagens em alta definição do rover Perseverance, nos dá uma boa ideia do que devem ver os futuros exploradores humanos no Planeta Vermelho.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!