Um meteoro que causou um tremor de terra no dia de Ano Novo em Pittsburgh, segunda cidade mais populosa do estado norte-americano da Pensilvânia, se despedaçou na atmosfera com uma explosão equivalente à energia liberada por cerca de 30 toneladas de TNT, substância muito utilizada como explosivo militar e em demolições.

De acordo com o publicado pela Nasa na página Meteor Watch no Facebook no domingo (2), uma “suposição razoável” da velocidade do meteoro a cerca de 72,4 mil km/h permitiria uma estimativa de seu tamanho como cerca de um metro de diâmetro e uma massa próxima a meia tonelada (454 kg). 

“Estamos cientes de numerosos relatos de cidadãos e meios de comunicação sobre estrondo sônico ouvido no oeste da Pensilvânia alguns minutos antes das 11:30 do dia 1º de janeiro”, diz a publicação, acompanhada de uma imagem de satélite.

Satélite GOES-16 captou uma forte assinatura de meteoro por volta das 11h20 da manhã pelo horário local (13h20 pelo fuso de Brasília). “Infelizmente o fundo de nuvem brilhante impede-nos de obter uma estimativa de energia neste momento”, diz o post da Nasa Meteor Watch. Imagem: Nasa Meteor Watch

Leia mais:

publicidade

Nasa afirma que meteoro tinha 100 vezes o brilho da Lua cheia

Uma estação de infrassom próxima registrou a onda de explosão do bólido quando se partiu, permitindo as estimativas. Segundo o post, se não fosse pelo tempo nublado, o meteoro teria sido facilmente visível no céu diurno — com talvez cerca de 100 vezes o brilho da Lua cheia.

Shannon Hefferan, do Serviço Nacional de Meteorologia, disse ao Tribune-Review que os dados de satélite registraram um flash sobre o condado de Washington pouco antes das 11h30 do sábado (13h30, pelo horário de Brasília), e naquele momento as autoridades já suspeitavam que era o estrondo devido a um meteoro “caindo pela atmosfera”. 

Segundo Hefferan, um evento semelhante ocorreu em 17 de setembro no Condado de Hardy, na Virgínia Ocidental.

Moradores de South Hills e outras áreas relataram que ouviram um barulho alto, e sentiram suas casas tremendo. As autoridades do condado de Allegheny confirmaram que não havia atividade sísmica, nem trovões ou raios, o que reforça que os tremores foram causados pelo meteoro.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!