A NASA compartilhou em seu perfil oficial no Instagram uma imagem feita pela sonda espacial Juno, mostrando a sombra da lua Ganimedes, a maior do sistema solar, projetada sobre seu planeta, Júpiter. Segundo a legenda, a foto foi tirada em 25 de fevereiro de 2022, durante uma passagem da sonda entre o satélite natural e o gigante gasoso.

A sonda Juno deixou a Terra em agosto de 2011, chegando a Júpiter cinco anos depois, em 2016. A espaçonave desenhada pela NASA tem por objetivo realizar diversas passagens pela órbita do maior planeta do sistema solar, estudando vários aspectos de sua composição, desde a química de seus elementos até os efeitos variados que ela conseguir observar por meio de seus vários instrumentos.

Leia também

No caso da imagem acima, o período corresponde à quadragésima (40ª) passagem da sonda pelo planeta. No meio do caminho, ela se deparou com o eclipse performado por Ganimedes, que apesar de imensa, só projetou sua sombra sobre uma pequena parte do hemisfério norte de Júpiter.

publicidade

“Eclipses em Júpiter são mais comuns do que o que passamos aqui na Terra. Para começar, Júpiter tem quatro grandes luas majoritárias que normalmente passam entre o planeta e o Sol. No espaço de uma semana, Ganimedes transita uma vez; Europa, duas vezes e Io, quatro vezes. E uma vez que as luas de Júpiter estão próximas ao plano orbital do planeta, as sombras delas frequentemente aparecem sobre a sua ‘superfície’”, diz trecho da legenda do post.

Vale lembrar que, além das quatro luas principais (o post não menciona Calisto), Júpiter tem outros 75 satélites naturais confirmados, que, junto dos aneis do gigante gasoso, formam o que chamamos de “sistema joviano”. Estranhamente, embora estejam “fora” dessa configuração, há quem considere Urano, Netuno e Saturno como “planetas jovianos”, devido às suas características os separarem de planetas rochosos como a Terra ou Marte.

A sonda Juno vai bem de saúde, apesar da longevidade de sua missão, mas a NASA já ressaltou no passado que ela terá uma vida útil mais curta devido à imensa radiação que ela enfrenta em Júpiter. Vale lembrar, contudo, que outras missões para o sistema – como a Europa Clipper (NASA) e o Explorador das Luas Geladas (ESA) – estão planejadas para lançamento ainda nesta década.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!