A PlayStation, da Sony, formou uma equipe especializada para garantir a preservação de seus jogos mais antigos, chamados como PlayStation Classics. A informação foi divulgada pelo novo Engenheiro de Construção Sênior da desenvolvedora, Garrett Fredley, que comemorou no Twitter e LinkdIn sua contratação e o novo setor na companhia.

sony nintendo políticas de serviços
PlayStation cria equipe para garantir preservação de jogos clássicos. Imagem: Shutterstock

“Hoje é meu primeiro dia como Engenheiro sênior de construção para PlayStation, trabalhando como uma de suas contratações iniciais para a recém-criada equipe de Preservação! A preservação de jogos foi minha primeira paixão na carreira.”, iniciou o profissional.

publicidade

Leia mais!

“Foi minha primeira incursão no mundo da Engenharia de Software/Dev Ops, e em um mundo que muitos desconhecem. Eu era apenas um novato naquela época, contribuindo como eu poderia, independentemente da minha inexperiência. Agora, estou de volta, mas não mais o novato que eu já fui. Obrigado a equipe por me trazerem a bordo para esta aventura. Vamos garantir que a história da nossa indústria não seja esquecida”, finalizou.

publicidade

Segundo o Eurogamer, ainda não está claro quais as prioridades da nova equipe, nem mesmo seus locais de atuação e com quais jogos. Fredley também atuou durante três anos na EA, onde liderou “os esforços de preservação da franquia FIFA, resultando no arquivamento completo de vários títulos”, conforme consta em seu perfil profissional. 

Especulações apostam que o projeto tenha o objetivo de, além de arquivar códigos-fonte de jogos antigos e atuais, também adicione suporte aos games do PlayStation Classics para gerações mais recentes do console, como o PS5. De acordo com informações do PlayStation Life Style, página especializada em notícias da empresa, a novidade também pode ter a ver com a chegada da nova versão do PlayStation Plus, que no plano Premium incluirá um catálogo de famosos jogos clássicos das gerações do PlayStation original, PS2 PSP.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!