A hashtag “RIPTwitter” se tornou muito popular após Elon Musk anunciar a compra do Twitter. A transação é um dos assuntos mais comentados da semana e muitos usuários estão com medo do futuro da rede social, alguns chegaram a prometer que vão abandonar a plataforma.  

A rede social pode ser utilizada para publicar fotos, vídeos e textos de até 280 caracteres. O Twitter ficou muito famoso por ser a plataforma mais rápida, pois tudo acontece primeiro lá, dos memes até as notícias, e depois repercute nas outras ferramentas.  

publicidade

Leia também!

Se isso vai continuar, só vamos descobrir com as cenas dos próximos capítulos. Mas se você faz parte do grupo que já está buscando alternativas ao Twitter, nós do Olhar Digital vamos te dar algumas dicas de plataforma que podem funcionar tão bem quanto a rede social do passarinho azul. 

publicidade

Discord 

A ferramenta é muito popular entre os gamers e pode ser utilizada para que as pessoas conversem por meio de mensagens de texto, imagens, vídeos e GIFs. A rede social funciona por meio de grupos que funcionam como fóruns.  

Esses fóruns são conhecidos como “servidores” e é possível criar salas dentro de cada um deles, onde os usuários podem conversar por voz ou vídeo. Também é possível realizar conversas individualmente.  

publicidade
celular com logo Discord
Imagem: Ink Drop/iStock

Plurk  

Ainda pouco conhecido, o Plurk funciona com mensagens curtas assim como o Twitter. A rede social permite que os usuários publiquem até 360 caracteres em cada postagem. Porém, há um diferencial focado em facilitar a expressão dos usuários.  

Os verbos utilizados nas postagens aparecem de cores diferente, por exemplo, as palavras “amar” e “odiar”. Além disso, ao utilizar o verbo “sussurrar”, o nome do autor da mensagem desaparece para proteger sua identidade.  

publicidade

Tumblr 

Apesar de não ser uma rede social gigante, o Tumblr é um velho conhecido de quem usa a internet. A plataforma permite que os usuários postem em seu blog (perfil) textos, vídeos, fotos e até áudios. 

Assim como no Twitter, os usuários do Tumblr também podem seguir outras pessoas e acompanhar os assuntos mais populares em seu feed. A plataforma também tem um serviço de mensagens privadas.

Logo do Tumblr
Imagem: dennizn/Shutterstock

Reddit 

A plataforma também funciona por meio de fóruns. Ao criar sua conta é possível escolher os assuntos pelo quais você se interessa e entrar em espécies de comunidades, onde é possível postar sobre o assunto, curtir e comentar outras postagens. 

Imagem mostra o logo do Reddit na tela de um smartphone
Crédito: Primakov/Shutterstock

Amino

Focada em jovens, a plataforma permite criar comunidades. Geralmente utilizadas por grupos de fãs para promover discussões sobre filmes, séries e artistas, pode ser uma alternativa interessante para os fandons do Twitter.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!