Como você compartilha arquivos pelo celular atualmente? Mandando pelo WhatsApp, ou usando nuvens, como o Drive? Tem também o bluetooth, que já está por aí há um tempo. Mas, antes de todas essas opções, havia o compartilhamento de dados via infravermelho.

O que é o infravermelho?

A tecnologia é basicamente o que diz o nome: ela transmite dados usando radiação infravermelha. O infravermelho tem uma baixa capacidade de transmissão, tornando o processo de compartilhamento de arquivos e dados bastante lento. De 2001 a 2007, era o principal meio de troca de informações entre celulares.

publicidade

Leia mais:

O infravermelho para celular era uma pequena barra escura, na lateral do telefone. Mas, para que a tecnologia funcionasse, não bastava parear como é feito com o bluetooth. Os dois celulares precisavam ficar com as barras alinhadas, bem próximos. E era estressante. Alguns paravam o compartilhamento se fosse mexido.

publicidade

Inicialmente, o infravermelho servia para enviar contatos. Além disso, dava para passar músicas e fotos de um celular para o outro sem precisar conectar um cabo a um computador, passar para o dispositivo e depois para o outro aparelho móvel.

Nokia_6111_infravermelho
A pequena barrinha escura na lateral do aparelho era a porta infravermelho do Nokia 6111. Imagem: © 2010 por Tomasz Sienicki [usuário: tsca , mail: tomasz.sienicki at gmail.com], Nokia 6111 front ubt , CC BY 3.0

Na segunda metade da década de 2000, a tecnologia foi gradativamente substituída pelo sempre atual bluetooth. Mesmo assim, alguns aparelhos, como as televisões, ainda usam infravermelho. No caso da TV, é através do recurso que ela se comunica com o controle.

publicidade

Celulares modernos

Por incrível que pareça, alguns celulares modernos contam com a tecnologia. O infravermelho pode ser bem útil no dia a dia do consumidor justamente com eletrônicos citados anteriormente: pode se transformar em controle para o televisor, ar condicionado, ventilador… A Xiaomi é uma das fabricantes que ainda disponibilizam essa forma de conectividade.

Imagem destacada: © 2010 por Tomasz Sienicki [usuário: tsca , mail: tomasz.sienicki at gmail.com], Nokia 6111 back ubt, CC BY 3.0

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!