Um artigo publicado na revista científica IEEE Transactions on Robotics descreve o estudo de pesquisadores chineses para o desenvolvimento de um rato-robô que, no futuro, pode realizar tarefas como procurar sobreviventes em locais de desastres ou fazer inspeções em áreas de difícil acesso.

Pesquisadores chineses desenvolveram o SQuRo, um rato-robô para exploração de espaços críticos. Imagem: Beijing Institute of Technology

Cientistas no mundo afora já criaram robôs exploradores de espaço apertado baseados em cobras e baratas, mas os ratos também são altamente adeptos a se espremer através de aberturas estreitas e atravessar terrenos irregulares. Pensando nisso, uma equipe liderada pelo professor Qing Shi, do Instituto de Tecnologia de Pequim da China, projetou o SQuRo.

publicidade

Embora o nome possa soar mais para “esquilo robótico”, ele é na verdade a sigla de “rato robótico quadruplicado de pequeno porte”. 

Com base no tamanho do corpo e na forma do rato norueguês (rattus norvegicus), o robô tem dois graus de liberdade em cada uma de suas quatro pernas, duas em sua cintura e duas em sua cabeça. Essa configuração replica a longa coluna flexível do rato real, permitindo que o robô dobre rapidamente seu corpo e se vire.

publicidade

Leia mais:

SQuRo tem um raio de giro mínimo de apenas 0,48 do comprimento do corpo, que é supostamente muito menor do que o de outros robôs quadrúpedes de uma escala semelhante. 

publicidade

Ele também é considerado mais fino e mais leve do que os demais, pesando 220 g, o que lhe permite transportar até 200 g de carga, como câmeras ou outros sensores.

Além disso, o robô é capaz de se corrigir após cair, se espremer através de passagens irregulares tão estreitas quanto 90 mm, ultrapassar obstáculos de até 30 mm de altura e manter a locomoção estável enquanto sobe uma inclinação de 15 graus. 

publicidade

Seus movimentos são controlados por um microprocessador a bordo, que alterna automaticamente entre quatro modos básicos de movimento com base na força de reação do solo detectada – definida como “a força exercida pelo chão em um corpo em contato com ele”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!