O Windows está mais lento que o normal ou usando muitos recursos do seu computador? Saiba que entre os diversos fatores que podem ocasionar o problema, estão atualizações que são eventualmente liberadas com bugs e acabam sendo instaladas sem a interação do usuário.

Um erro que atingiu algumas versões do Windows 10 e foi muito divulgado, foi o de uso de 100% de disco, o que podia ser constatado pelo usuário acessando o ‘Gerenciador de Tarefas’.

publicidade

Vale ressaltar ainda que em máquinas mais básicas ou antigas, o simples fato de procurar por novas atualizações também pode gerar engasgos no sistema operacional da Microsoft. 

No fim, ainda que seja fundamental manter o seu PC com as atualizações de segurança em dia, uma alternativa para se livrar de updates problemáticos é desativar as atualizações automáticas. Confira abaixo algumas maneiras de fazer isso sem precisar instalar nada.

publicidade

Desativar atualizações no Windows 11

No Windows 11, basta acessar “Configurações” > clicar na barra lateral para ver mais opções > acessar a categoria “Windows Update” e clicar em “Pausar atualizações”.

Em seguida, basta selecionar por quanto tempo deseja desativar a busca por updates. O prazo máximo é de cinco semanas.

publicidade

Como pausar updates no Windows 10

Caso esteja rodando o Windows 10, clique em Iniciar > “Configurações” > “Atualização & Segurança”. Escolha uma das seguintes opções: Pausar as atualizações por 7 dias ou “Opções avançadas”. 

Como desativar atualizações automáticas no Windows 10.

Caso escolha a segunda opção, na seção “Pausar atualizações”, selecione no menu suspenso uma data para que as atualizações sejam retomadas.

publicidade
Como desativar atualizações automáticas no Windows 10.

Leia mais:

Desativar atualizações pelo services.msc

Outra alternativa que também funciona é desativar as atualizações automáticas pela ferramenta services.msc.

Passo 01: para isso, pressione o atalho ‘Windows + R’ e digite “services.msc”.

Passo 02: clique com o botão direito sobre “Windows Update” e depois acesse “Propriedades”;

Passo 03: em “Tipo de inicialização”, como no exemplo abaixo, escolha a opção “Desativado” no menu suspenso e clique em “Aplicar”.

Passo 04: por fim, reinicie o seu computador para finalizar o procedimento e garantir que a busca por novas atualizações esteja desabilitada.

Pronto! Uma dica é separar um tempinho para buscar por novas atualizações ao fim de cada período de pausa. Dessa forma, você recebe os pacotes já com eventuais correções da Microsoft caso sejam necessárias.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!