Um novo teclado foi lançado pela Casio na noite de terça-feira (26), durante evento que contou com a presença de diversos músicos parceiros da empresa japonesa, os quais mostraram novidades compostas com o instrumento musical.

O modelo, chamado “Casiotone CT-S1000V”, dá um salto considerável em relação às gerações anteriores, trazendo tecnologias que permitem que entusiastas do teclado usem o produto da Casio para compor suas músicas e aplicar recursos diferenciados em suas criações, como sintetização de voz, reprodução de letras sinérgica ao som das teclas e conexão cabeada ou bluetooth para notebooks e smartphones.

publicidade

Leia também

De acordo com representantes da empresa, a sintetização de voz não é uma modulação convencional. Na verdade, ela faz uso de um celular ou tablet para criar letras e reproduzi-las junto do som do teclado. A grosso modo, usando um app dedicado (Lyric Creator, gratuito para iOS e Android), os criadores podem falar ou digitar suas letras e exportá-las para o instrumento.

publicidade

Mais além, musicistas especificamente capacitados para o som instrumental, mas que não têm ou não contam com um bom vocalista, poderão usar o teclado da Casio para adicionar vocais pré-configurados à apresentação. No evento, isso ficou evidente no pocket show apresentado por Billy Forghieri, da Banda Blitz: o tecladista estava sozinho, então conseguiu reproduzir a voz do companheiro Evandro Mesquita enquanto tocava, por conta própria, os sucessos do grupo que ficou famoso na década de 1980.

“À medida que o teclado é tocado, as palavras da letra são cantadas na sequência para criar uma linha vocal. Sem se limitar a uma melodia específica, é possível se inspirar e experimentar ideias musicais diferentes. O CT-S1000V permite ainda alterar o timbre de voz, e adicionar e ajustar efeitos em tempo real enquanto toca”, diz trecho de comunicado da empresa.

publicidade

O teclado da Casio conta com 100 letras pré-inseridas, todas com possibilidade de correção e alteração de modulação, timbre e tom de voz, variando entre diversos estilos – tudo controlável pelo painel frontal do instrumento -, além de recursos de amostragem com a capacidade de gravar até 10 segundos de áudio de alta qualidade ou várias amostras de três segundos para criar batidas de bateria por meio de um conector de entrada estéreo de 1,8 polegadas.

O Casiotone CT-S1000V deve começar a ser vendido a partir de maio, nas lojas autorizadas da empresa.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!