Astrônomos da Universidade de Chicago usaram o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA para identificar dois exoplanetas rochosos não tão distantes da Terra, posicionados na órbita de uma estrela anã vermelha chamada HD 260655 – ela própria, a 32,6 anos-luz de nossa posição.

O TESS é o satélite responsável especificamente pela identificação de candidatos a planetas fora do nosso sistema solar – daí o “exo” em “exoplanetas”. Até agora, ele já observou cerca de 200 mil das estrelas mais brilhantes próximas ao Sol, marcando mais de 5,6 mil candidatos. Destes, 205 foram confirmados por analistas humanos da NASA.

Em um diagrama simples de pixels, a equipe de astrônomos mostra como o TESS enxergou os dois exoplanetas, marcados na parte inferior do quadro (Imagem: Luque et. al/TESS/NASA/Reprodução)

Corrigindo: 207, com o TESS levando à descoberta de dois exoplanetas rochosos, por meio da pesquisa de um time liderado pelo astrônomo espanhol Rafael Luque, que usou sinais de trânsitos na curvatura da luz da estrela e medições precisas de movimento radial desses sinais.

“Este trabalho apresenta a descoberta e caracterização de um sistema multiplanetário orbitando a estrela anã de classe M HD 260655”, diz trecho do paper pronto para análise no arXiv. “Observações de trânsito feitas via TESS detectaram dois pequenos candidatos a planetas que foram confirmados com dados independentes de velocidade radial pelos instrumentos HIRES e CARMENES, coletados entre 1998 e 2016″.

Os dois planetas foram nomeados HD 260655 b e HD 260655 c.

O HD 260655 b está mais perto da estrela hospedeira: ele tem cerca de 1,24 vez o raio da Terra e cerca de 2,14 vezes mais massa que o nosso planeta. Ele completa uma volta pela órbita da estrela a uma distância de 0,03 unidades astronômicas (UA) de distância, o que faz com que seu “ano” dure 2,44 dias, com uma temperatura média de 435,85 graus Celsius (ºC).

O HD 260655 c, por outro lado, é maior e mais massivo que seu vizinho, portando 1,54 vez o raio da Terra e 3,09 vezes a nossa massa. De sua estrela até ele, há uma distância de 0,047 UA – em termos práticos, ele completa uma volta ao redor de seu astro a cada 5,7 dias, com uma temperatura média de 283,85 ºC.

No que tange às suas composições, tanto o “b” como o “c” têm natureza rochosa e, embora o menor tenha maior similaridade com a Terra, o maior deles, segundo os cientistas, traz um núcleo completamente sem ferro e composto majoritariamente de silicatos de outros elementos.