Caso precise enviar uma encomenda, tenha em mente que o próprio site dos Correios disponibiliza um modelo pronto da declaração de conteúdo pronto para download. Dessa forma, você consegue preencher o documento pelo Word ou qualquer outro editor de texto da sua preferência.

O que é a declaração de conteúdo?

Basicamente, o formulário serve para listar algumas informações sobre o que está sendo enviado na caixa. Trata-se de um item obrigatório desde 2018 para o transporte de qualquer item vendido pela internet no Brasil.

publicidade

Confira abaixo como acessar e baixar o modelo da declaração de conteúdo na página dos Correios.

Leia mais:

publicidade

Como baixar o modelo do documento

1. Acesse o site dos Correios pelo navegador. No menu superior, passe com o mouse sobre a opção ‘Enviar’. Na seção ‘Encomendas’, clique em ‘Nacional’;

Como baixar a declaração de conteúdo dos Correios.

2. Na próxima tela, quase no rodapé da página, clique em ‘Anterior Arquivo’ e depois na pasta chamada ‘Nacional’;

publicidade
Como baixar a declaração de conteúdo dos Correios.

3. Na lista de documentos, clique em ‘Formulário Declaração de Conteúdo – A5 (.odt 18Kb)’ e faça o mesmo na próxima página para baixar o arquivo no seu computador;

Como baixar a declaração de conteúdo dos Correios.

4. No fim, é só abrir o arquivo no seu editor de texto – no exemplo abaixo foi utilizado o LibreOffice -, preencher os campos do documento e imprimir o arquivo.

publicidade

Pronto! Só não esqueça de assinar a declaração de conteúdo e fixá-la no pacote antes de enviar a sua encomenda. Aproveite e clique aqui para descobrir qual agência dos Correios está mais próxima do seu endereço. A busca funciona a partir do CEP ou logradouro informado pelo usuário.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!