A Amazon vai finalmente aceitar o formato ePub para o Kindle, utilizado por grande parte do mercado de livros digitais. A novidade começa a valer no final deste ano e ela não envolve a instalação de lojas de terceiros no gadget, mas sim a conversão automática já utilizada pela empresa para enviar um documento por e-mail.

Os leitores Kindle, da Amazon e independente do modelo, são bastante populares e podem abrir uma quantidade generosa de formatos. O problema é que em livro digital propriamente dito, os dispositivos da gigante do varejo online são limitados ao Mobi e AZW, da própria marca americana. Uma adição de linha dentro da página de suporte do envio de textos por e-mail, dá a entender que finalmente o ePub será aceito pela ferramenta.

publicidade

Leia também

O ePub é um formato criado em 2007 e quase onipresente no mercado de leitores de livros digitais em diversas lojas e dispositivos, exceto pelo Kindle. O produto da Amazon até pode receber outros tipos de arquivos, mas somente pelo envio através de e-mail, onde uma ferramenta automática organiza e converte para que o gadget exiba todo o conteúdo corretamente.

publicidade

Kindle já aceita até documento do Word

Enviar um livro em ePub para o Kindle sempre envolveu uma conversão manual e um programa bastante completo para essa tarefa é o Calibre, mas a partir do final deste ano a ferramenta automática da própria Amazon vai aceitar este formato. Com a novidade, a lista de tipos de arquivos fica assim:

  • Microsoft Word (doc e docx)
  • PDF
  • Texto (.txt)
  • Imagens (jpg, jpeg, png, bmp e gif)
  • Mobi (.azw e .mobi)
  • RTF
  • HTML (.html e .htm)

A Amazon não detalha se algum recurso do ePub pode ser perdido durante a conversão, como acontece em alguns casos para arquivos Mobi ou AZW. Nestes casos, leitores Kindle mais recentes não utilizam todas as ferramentas mais atuais e que foram lançadas pela companhia.

publicidade

Via: The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!