Procon barra venda de sanduíche do Burger King

O Procon proibiu a venda do sanduíche Whopper Costela na rede Burger King. A iniciativa foi tomada após denúncias de propaganda enganosa
Por Gabriel Sérvio, editado por Karoline Albuquerque 03/05/2022 18h05, atualizada em 04/05/2022 10h36
Burger King é uma das maiores redes de hambúrgueres com mais de 15.000 locais em todo o mundo.
Crédito editorial: James R. Martin / Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Procon do Distrito Federal (DF) proibiu nesta segunda-feira (2) a venda do sanduíche Whopper Costela na rede Burger King. A iniciativa do órgão de defesa do consumidor foi tomada após denúncias de possível propaganda enganosa. Segundo postagens compartilhadas nas redes sociais, o hambúrguer não tem costela.

“O Procon constatou que há a adição de aromatizante no preparo do hambúrguer, mas não há a presença da carne de costela em si. A informação sobre a real composição do sanduíche não é disposta de modo claro e ostensivo na publicidade do produto, induzindo o consumidor a erro e se caracterizando publicidade enganosa”, afirmou o órgão.

Suspensão das vendas 

whooper burger king
Se comprovado que houve indução do consumidor ao erro, a empresa pode ser multada em até R$ 11,6 milhões. Imagem: gencies/Shutterstock

Por ora, a rede de fast food está impedida de oferecer o produto até que as informações na publicidade sejam corrigidas. Segundo o portal Agência Brasil, a empresa informou que prestará os esclarecimentos solicitados pelo Procon. 

Vale lembrar que o Procon-SP também pediu explicações ao Burger King sobre o Whopper Costela até sexta-feira (6). A empresa deverá apresentar uma série de documentos, como a tabela nutricional do sanduíche, cópia dos materiais publicitários, entre outros. 

Segundo o órgão, se comprovado que houve indução do consumidor ao erro, a empresa pode ser multada em até R$ 11,6 milhões por publicidade enganosa.

Leia mais:

Polêmica começou após denúncia similar contra o McDonald’s

Na semana passada, o Procon-SP já havia notificado o McDonald’s pedindo explicações sobre a nova linha de produtos McPicanha, que não têm picanha em sua composição.

O McDonald’s admitiu não haver picanha na composição dos “Novos McPicanha”. Segundo a rede, há apenas “molho com aroma natural de picanha”. No fim, a ausência da carne gerou indignação dos consumidores.

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Karoline Albuquerque é redator(a) no Olhar Digital