Depois do de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens e afeta mais de 65 mil brasileiros a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É considerado principalmente uma doença da terceira idade, já que mais de 75% dos casos no mundo acontecem em homens com mais de 75 anos.
Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é um ponto crucial no tratamento e pode fazer a diferença na hora de curar a doença. Nos últimos anos, houve um aumento de novos diagnósticos do câncer de próstata no Brasil, muito também pelas novas formas de diagnóstico, que facilitam a identificação da doença.
O que dificulta o diagnóstico rápido é que esse tipo de tumor costuma se desenvolver de forma lenta, podendo levar cerca de 15 anos para atingir 1 cm. No entanto, alguns sintomas podem ajudar a perceber a possível presença do câncer. Lembrando que o exame de toque é recomendado para homens acima dos 50 anos pelo menos uma vez ao ano.
Cinco sintomas do câncer de próstata
1 – Sangue na urina
Segundo o Inca esse é o sintoma mais clássico do câncer de próstata. O sangue na urina, ou até mesmo no semêm, é um sinal de alerta e é preciso procurar um médico caso detecte a presença do sangue.
2 – Perda de peso
Perda de peso repentina e sem uma mudança alimentar ou aumento da prática de exercícios sempre deve ser investigada. Segundo o Ministério da Saúde, esse é um sintoma comum em vários tipos de câncer e devem ser feitos exames para identificar a causa.
3 – Cansaço
Muitas vezes confundido com a idade, esse sintoma pode ser difícil de detectar já que o câncer de próstata geralmente aparece em idosos. No entanto, a sensação de fadiga, ao praticar exercícios leves, pode estar relacionada a alguma alteração no organismo.
4 – Queimação ao urinar
O câncer de próstata está muito ligado a sintomas na urina, por isso, a sensação de queimação ao urinar também pode ser um indicativo da doença. A recomendação é procurar o médico caso esse incômodo apareça com frequência.
5 – Micção frequente
Mais um sintoma relacionado com a urina, a micção frequente é a necessidade de urinar mais vezes do que o normal. Isso pode ser observado principalmente durante a noite, se estiver acordando várias vezes para ir ao banheiro durante um longo período de tempo, isso pode ser um sinal de alerta.
Leia também!
- OMS define casos de hepatite infantil como “prioridade absoluta”
- Maconha pode aumentar risco de doenças cardíacas, diz estudo
- Pesquisa aponta que uso de celular pode aumentar risco de Alzheimer; entenda
Quando ir ao médico?
Como visto, os sintomas do câncer de próstata muitas vezes estão ligados com outras doenças. Como o próprio Ministério da Saúde destaca, normalmente esses sintomas não necessariamente indicam a doença, por isso, é preciso procurar um médico.
Via INCA, Ministério da Saúde, BVSMS