Depois do de pele, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens e afeta mais de 65 mil brasileiros a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É considerado principalmente uma doença da terceira idade, já que mais de 75% dos casos no mundo acontecem em homens com mais de 75 anos. 

Assim como outros tipos de câncer, o diagnóstico precoce é um ponto crucial no tratamento e pode fazer a diferença na hora de curar a doença. Nos últimos anos, houve um aumento de novos diagnósticos do câncer de próstata no Brasil, muito também pelas novas formas de diagnóstico, que facilitam a identificação da doença. 

publicidade

O que dificulta o diagnóstico rápido é que esse tipo de tumor costuma se desenvolver de forma lenta, podendo levar cerca de 15 anos para atingir 1 cm. No entanto, alguns sintomas podem ajudar a perceber a possível presença do câncer. Lembrando que o exame de toque é recomendado para homens acima dos 50 anos pelo menos uma vez ao ano.

Cinco sintomas do câncer de próstata

1 – Sangue na urina

publicidade

Segundo o Inca esse é o sintoma mais clássico do câncer de próstata. O sangue na urina, ou até mesmo no semêm, é um sinal de alerta e é preciso procurar um médico caso detecte a presença do sangue.

2 – Perda de peso 

publicidade

Perda de peso repentina e sem uma mudança alimentar ou aumento da prática de exercícios sempre deve ser investigada. Segundo o Ministério da Saúde, esse é um sintoma comum em vários tipos de câncer e devem ser feitos exames para identificar a causa.

Homem com mão na virilha indicando dor por câncer de próstata
Imagem Shutterstock

3 – Cansaço

publicidade

Muitas vezes confundido com a idade, esse sintoma pode ser difícil de detectar já que o câncer de próstata geralmente aparece em idosos. No entanto, a sensação de fadiga, ao praticar exercícios leves, pode estar relacionada a alguma alteração no organismo.

4 – Queimação ao urinar

O câncer de próstata está muito ligado a sintomas na urina, por isso, a sensação de queimação ao urinar também pode ser um indicativo da doença. A recomendação é procurar o médico caso esse incômodo apareça com frequência. 

5 – Micção frequente

Mais um sintoma relacionado com a urina, a micção frequente é a necessidade de urinar mais vezes do que o normal. Isso pode ser observado principalmente durante a noite, se estiver acordando várias vezes para ir ao banheiro durante um longo período de tempo, isso pode ser um sinal de alerta. 

Leia também!

Quando ir ao médico?

Como visto, os sintomas do câncer de próstata muitas vezes estão ligados com outras doenças. Como o próprio Ministério da Saúde destaca, normalmente esses sintomas não necessariamente indicam a doença, por isso, é preciso procurar um médico. 

Via INCA, Ministério da Saúde, BVSMS