Jam.gg: Plataforma gratuita de jogos chega ao Brasil

Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Acsa Gomes 05/05/2022 14h12, atualizada em 06/05/2022 15h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Jam.gg, uma plataforma gratuita de jogos retrôs e modernos, estreou no Brasil e no resto do mundo, com a proposta de se tornar um hub social de jogos online.

A Jam.gg oferece acesso a um catálogo de mais de 100 jogos, disponíveis apenas no navegador Chrome. Basta fazer um cadastro rápido e jogar de forma gratuita e sem anúncios.

Assim, quem busca jogos que possam ser jogados sem um console caro ou um PC gamer, sem a necessidade de uma conexão rápida com a internet e ainda sem pagamento de qualquer assinatura, pode se interessar pela plataforma Jam.gg. A plataforma está disponível para PC e celular, sempre pelo navegador sem precisar de qualquer instalação.

A plataforma busca reunir amigos, ou interessados em jogos em geral, em salas para jogar os mais diferentes games, utilizando recursos como o chat de voz. Anteriormente, a Jam.gg estava em fase de testes e era conhecida pelo nome de Piepacker.

Entre os games disponíveis estão alguns muito conhecidos como Metal Slug, Earthworm Jim 2, Top Racer, The King of Fighters ’98 e Windjammers. A Jam.gg foi projetada como uma espécie de playground aberto, e receberá atualizações constantes. Fora os jogos clássicos, existem outros autorais e exclusivos, como Arsène Bomber. Além disso, sucessos recentes como Overcooked!, Moving Out, No Heroes Here e Blazing Chrome têm previsão para chegar à plataforma ainda em 2022.

É de se imaginar que uma plataforma gratuita de jogos online seja um sucesso, e a Jam.gg divulgou resultados de seu período de testes. A plataforma conquistou mais de 500 mil usuários brasileiros e mais de 2 milhões de usuários em todo o mundo, com 35% deste total se tratando de mulheres.

Agora, com o lançamento oficial, a plataforma conta com suporte para salas de até oito jogadores, presença de salas públicas e privadas, texto moderado por inteligência artificial. Além disso, a companhia afirma que a plataforma é compatível com quase todos os modelos de PC e que haverá integração para transmissão na Twitch, com este recurso sendo disponibilizado após o lançamento.

Leia mais!

Todo o catálogo da Jam.gg é licenciado, com acordos feitos com 26 publicadoras e estúdios independentes. Os títulos são executados em emuladores de código aberto e licenciados pela GPL para rodarem no navegador. Além disso, a plataforma possui um recurso premium chamado Bring Your Own Game, ou “Traga seu próprio jogo”, em que jogadores podem utilizar ROMS próprias em servidores privados, e apenas o host é capaz de liberar o acesso para outros jogadores.

Você pode acessar a plataforma Jam.gg aqui, apenas pelo navegador Google Chrome.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!  


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Ana Luiza Figueiredo é repórter do Olhar Digital. Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi Roteirista na Blues Content, criando conteúdos para TV e internet.

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.