Uma pesquisa realizada pela Universidade de Waterloo, no Canadá, apontou que misturar o ibuprofeno com alguns tipos de medicamentos pode causar danos sérios aos rins. A principal mistura estudada foi com diurético e inibidor do sistema renina-angiotensina (RSA) para pressão alta.  

Os pesquisadores afirmaram que os diuréticos e inibidores de RSA são frequentemente prescritos juntos para pessoas com hipertensão. Enquanto os analgésicos, como o ibuprofeno, são vendidos sem receita e consumidos por grande parte da população.  

Leia também!

Ao utilizar computação para modelar testes de interação entre os três medicamentos e o impacto no rim, foi possível descobrir que certos perfis médicos podem sofrer com uma lesão renal aguda.  

publicidade

“Não é que todo mundo que toma essa combinação de drogas vai ter problemas”, disse a professora Anita Layton. “Mas a pesquisa mostra que é um problema suficiente para que você tenha cautela.” 

Layton explicou que diuréticos são uma família de drogas que fazem o corpo reter menos água e a desidratação é um fator importante para a lesão renal aguda. “O inibidor RAS e o ibuprofeno atingem o rim com esse golpe triplo. Se você estiver tomando esses medicamentos para hipertensão e precisar de um analgésico, considere paracetamol”. 

remédios
Cuidado! Misturar alguns tipos de remédio com ibuprofeno pode causar danos permanentes nos rins. Imagem: Pill (iStock)

Os pesquisadores apontam que testes de drogas realizados por computador podem produzir resultados mais rápido do que testes clínicos em humanos. Eles utilizam matemática e ciência da computação para conseguir essa vantagem.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!