Medicina e Saúde

Dormir de boca aberta: hábito na infância pode impactar saúde a longo prazo

09/05/22 04h28
criança dormindo

Dormir de boca aberta na infância pode fazer mal Imagem: Shutterstock

O hábito de dormir de boca aberta durante a infância pode acabar impactando a saúde a longo prazo, ou seja, se estendendo no futuro até a vida adulta. Segundo especialistas, isso pode ter associação com alergia, rinite ou algo mais sério, como a obstrução nasal, além de ter a chance de desencadear mau hálito e dificuldades cognitivas.

A Universidade Federal do Sergipe realizou um dos estudos que explicou os malefícios de dormir de boca aberta. O artigo apontou que crianças que respiram pela boca possuem mais dificuldades de aprendizado. Isso pode acontecer pelo fato que o nariz pode filtrar o ar durante a respiração, enquanto o ar que entra pela boca contém muitas impurezas.

Para a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), a respiração pela boca aumenta o risco de infecções virais ou bacterianas e resfriados. Por isso, o órgão enfatizou que as pessoas que estão sujeitas a essa prática possuem um potencial de desenvolver consequências físicas como:

  • Alterações na fisionomia, sem o desenvolvimento correto
  • Alterações na arcada dentária (maxilar fechado e projetado para frente)
  • Pigarros e muco preso na garganta
  • Pescoço retraído e tórax encurvado

Leia também!

Por outro lado, as consequências de dormir de boca aberta não se limitam a fatores apenas físicos, podendo também influenciar no comportamento, por exemplo:

  • Diminuição no foco
  • Irritabilidade
  • Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Ademais, as questões comportamentais estão relacionadas com um distúrbio chamado apneia obstrutiva do sono, que é caracterizado por ruídos e interrupções repetitivas na respiração. As interrupções impedem que a pessoa consiga ter estágios de sono mais profundos, afetando o cérebro que ainda está em formação.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal! 

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags