O diretor executivo da Eletronic Arts (EA), Andrew Wilson, defendeu durante a apresentação de ganhos do quarto trimestre da desenvolvedora o uso de publicidade em jogos free-to-play. De acordo com o Gamespot, o tópico foi abordado após discussões sobre a nova era de investimentos da PlayStation e Xbox em anúncios, ampliando suas campanhas de marketing. 

“O que temos visto em geral na mídia de entretenimento e até mesmo em jogos, especialmente em jogos para celular agora, você vê que há um lugar para publicidade quando feito corretamente. E há uma parte da comunidade que, quando dada a escolha, participa da publicidade onde isso beneficie sua experiência de jogo”, disse Wilson. 

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O executivo também acrescentou que o objetivo da EA é “garantir que a experiência do jogador seja a melhor experiência possível” e que a companhia está testando diversas formas de incluir as campanhas sem prejudicar os jogadores. “Paramos [com alguns anúncios] com base em realmente defender a melhor experiência possível de jogador que pudermos.” 

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Diretor da EA defende uso de publicidade em jogos free-to-play. Imagem: Rick Neves/Shutterstock
Diretor da EA defende uso de publicidade em jogos free-to-play. Imagem: Rick Neves/Shutterstock

A Microsoft anunciou em abril deste ano que estava desenvolvendo um sistema de anúncios para jogos gratuitos que trouxesse um novo fluxo de receita para os desenvolvedores. Campanhas de publicidade são raras em jogos de PC e consoles, assim, as editoras ainda estão estudando cuidadosamente a implementação, ainda mais depois dos resultados negativos com Battlefield 2042.
 
A EA experimentou anúncios em jogos não gratuitos no passado em Battlefield 2042, algo que os gamers responderam mal. “Estamos sempre procurando maneiras de melhorar a experiência para jogadores e desenvolvedores, mas não temos mais nada para compartilhar”, respondeu a EA na época. 

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