Uma pesquisa da Universidade de Birmingham e do National Institutes of Health apontou que pacientes que fazem uso de antibióticos no hospital podem estar mais propensos a desenvolver infecções fúngicas.  

De acordo com o estudo, isso acontece porque os antibióticos causam a interrupção do sistema imunológico no intestino. Para reverter o quadro, é necessário utilizar estimulantes do sistema imunológico enquanto toma os antibióticos.  

Leia também!

Os pesquisadores alertam que as infecções fúngicas podem ser mais graves e difíceis de tratar que as infecções bacterianas. E, durante o estudo, foi possível notar que os dois tipos de infecção podem agir juntas, agravando ainda mais o quadro dos pacientes.  

publicidade

“Sabíamos que os antibióticos pioram as infecções fúngicas, mas a descoberta de que as coinfecções bacterianas também podem se desenvolver por meio dessas interações no intestino foi surpreendente. Esses fatores podem se somar a uma situação clínica complicada – e ao compreender essas causas subjacentes, os médicos serão mais capazes de tratar esses pacientes de forma eficaz”, afirma a principal autora do estudo, Rebecca Drummond.  

A pesquisa faz questão de alertar que o principal intuito do estudo é mostrar como os antibióticos podem interferir em nossos organismos e ressaltar a importância da prescrição médica para o seu uso.  

Remédios
Uso de antibióticos pode causar infecção fúngica, diz estudo. Imagem: juliano703/Shutterstock

“Se limitarmos ou mudarmos a forma como prescrevemos antibióticos, podemos ajudar a reduzir o número de pessoas que ficam muito doentes com essas infecções adicionais, além de enfrentar o enorme e crescente problema da resistência aos antibióticos”. 

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!