A internet se tornou um dos meios de comunicação mais relevantes da sociedade, algo que ficou ainda mais evidente nos últimos anos com a pandemia.

Entretanto, o serviço nem sempre é entregue ao consumidor final em plena capacidade. Uma maneira de verificar se o seu provedor está fornecendo a velocidade contratada é fazer um teste de velocidade. 

A página do Google é uma das diversas ferramentas que permite fazer essa checagem de maneira simples e sem ter que instalar nada no seu computador ou celular. Confira como tirar proveito do recurso seguindo os passos abaixo.

Veja também!

publicidade

Como testar a sua conexão pela página inicial do Google

1. Primeiro, abra a página do Google no seu navegador (o processo também funciona pelo celular);

2. Em seguida, na barra de pesquisa, digite ‘teste de velocidade’;

3. Na caixa de diálogo, clique na opção ‘Executar teste de velocidade’;

Imagem: Reprodução

4. Por fim, uma nova janela será aberta exibindo as informações da sua conexão. Para executar um novo teste, clique em ‘Testar novamente’;

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já conhece mais uma maneira de medir a velocidade da sua internet. Outra ferramenta igualmente prática é a página fast.com, que usa os servidores da Netflix para testar os parâmetros da sua conexão. 

Se notar algo errado, acione o seu provedor!

Lembrando que, segundo as regras da Anatel, os provedores devem entregar pelo menos 40% da velocidade contratada das 10h às 22h. A média mensal, por sua vez, não deve ser menor que 80% da velocidade!

Um fator importante é que as operadoras só garantem a velocidade por conexão cabeada, por isso é importante tentar fazer os testes pelo notebook ou computador usando um cabo de rede. Caso note algo errado, entre em contato com a sua operadora.

Aproveite e confira também algumas dicas de como melhorar a sua conexão.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!