Junto dos novos Snapdragon 8+ Gen 1 e Snapdragon 7 Gen 1, a Qualcomm também anunciou nesta sexta-feira (20) um óculos inteligente para realidade aumentada de referência para sua plataforma Snapdragon XR2 Gen 1. O dispositivo utiliza o celular e um chip próprio para a computação acontecer e faz tudo isso sem a necessidade de fios.

O momento para os óculos inteligentes chegarem ainda não aconteceu de fato, mas as empresas continuam perseguindo esse objetivo. A Microsoft deu seus pitacos no passado com o HoloLens e o Google reacendeu a chama durante o Google I/O deste ano. A Qualcomm resolveu entrar na festa ao mostrar um dispositivo que apresenta sua tecnologia e seu chip para realidade aumentada.

publicidade

Leia também

Este não é exatamente o primeiro óculos desenhado pela empresa americana, mas nesta versão a Qualcomm conseguiu criar um produto 40% mais fino e com encaixe mais ergonômico para o rosto do usuário. Ele ainda está longe de ser minimamente parecido com óculos tradicionais, mas ao menos ficou menos distante desse objetivo.

publicidade
Óculos para realidade aumentada da Qualcomm (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Óculos para realidade aumentada da Qualcomm (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Óculos inteligente tem telas Full HD

O novo projeto foi desenvolvido em parceria com a Goertek e a SeeYa e a lente conta com duas telas de micro-OLED com resolução Full HD cada, em atualização de 90Hz. A Qualcomm garante que conseguiu remover por completo qualquer efeito de arrasto nas imagens, com objetivo de entregar uma experiência de realidade aumentada mais confortável aos olhos.

O gadget conta com duas câmeras monocromáticas e uma colorida na armação, garantindo rastreio do rosto e dos olhos de forma eficiente, e em 360 graus. Esse detalhe garante a correta e precisa movimentação do que está projetado em realidade aumentada.

publicidade

O processamento acontece de forma dividida entre o smartphone e o próprio óculos inteligente, com conexão sem fio unindo as duas partes. Para isso o modem utilizado no protótipo tira proveito de Wi-Fi em 6 GHz, além da banda de 5 GHz. A Qualcomm não comentou qual é a autonomia de uso dos óculos, mas disse que a bateria utiliza 650 mAh.

A Qualcomm acredita que este tipo de dispositivo esteja no mercado em algum momento entre um e quatro anos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!