Alguns dos mais importantes fabricantes de processadores do mundo se uniram para criar um padrão de conectores para chiplets, módulos de processadores que podem ser interconectados. A lista inclui AMD, Arm, Intel, Qualcomm e TSMC, entre outras empresas.

O Universal Chiplet Interconnect Express (UCIe) busca criar um padrão único para conectar chiplets de diferentes empresas, usando um design de código aberto.

Mas, o que são os chiplets? Esses pequenos módulos de processadores podem ser conectados como se fossem peças de LEGO, aumentando sua funcionalidade original. Assim, seria possível criar um processador SoC (system-on-a-chip) com componentes de diferentes marcas.

A proposta do grupo, como cita o Anandtech, é criar um ecossistema de chiplets compatíveis, como o atual ecossistema de placas baseadas em PCIe. Esse padrão de conexão de chiplets pode facilitar e muito a vida dos fabricantes, assim como a dos usuários no futuro.

publicidade

Leia também:

Empresas que fazem parte do UCIe: AMD, Arm, Google Cloud, Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC e ASE Group
Membros do UCIe: AMD, Arm, Google Cloud, Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC e ASE Group / Divulgação: UCIe

Segundo o site do UCIe, que vai criar o padrão de conectores de chiplets, fazem parte do grupo as empresas AMD, Arm, Google (Google Cloud), Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) e ASE Group. Ficaram faltando Nvidia e Apple, mas fora isso, é uma lista muito respeitável.

Fonte: Tom´s Hardware e The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!