A Microsoft anunciou no Build 2022 que está criando uma versão nativa Arm64 do Visual Studio 2022, e para demonstrá-la, apresentou o Project Volterra, um kit para desenvolvedores com um mini PC equipado com um processador ARM que parece bem interessante.

Project Valterra, o mini PC ARM da Microsoft
Project Valterra, o mini PC ARM da Microsoft / Imagem: Microsoft

Feito em parceria com a Qualcomm, o Project Volterra conta com um processador Snapdragon e uma unidade de processamento neural (NPU ou neural processing unit), foi criado para desenvolver e testar apps nativos ARM.

Project Valterra é um kit para desenvolvedores com um mini PC com processador Snapdragon
Project Valterra é um kit para desenvolvedores com um pequeno desktop com processador Snapdragon / Imagem: Microsoft

Qual exatamente é o processador Snapdragon usado nesse mini PC ainda é um mistério, mas esperamos ter novidades em breve. De qualquer forma, o design é bem simples, lembrando bastante um Mac Mini. Além disso, o computador também pode ser empilhado, como vemos na imagem acima.

Como estamos falando de um kit para desenvolvedores, esse mini PC da Microsoft não será vendido para o consumidor final. Isso é uma pena, já que eu gostaria de ter um pequeno desktop com processador Snapdragon na mesa. De qualquer forma, com ele os programadores poderão desenvolver seu apps usando Visual Studio, Windows Terminal, WSL, VSCode, além do Microsoft Office e do Teams.

publicidade

Leia também:

Via The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!