Duas máquinas automáticas para venda de celular usado foram inauguradas em São Paulo, com a transação acontecendo dentro da plataforma da empresa brasileira Trocafone. A ideia da caixa é analisar o aparelho colocado no dispenser, avaliar o valor que ele pode ter para a venda e entregar o dinheiro para o usuário no mesmo momento.

Quando você compra um smartphone novo, a venda do aparelho usado tende a ser um caminho mais fácil e direto para quem quer diminuir o peso dos preços cada vez mais elevados. Este caminho leva alguns dias, mas uma empresa brasileira resolveu encurtar este tempo para quem está com mais pressa na hora de ver o celular usado sendo transformado em dinheiro.

Leia também

Quiosque que compra celulares usados (Imagem: divulgação/Trocafone)
Quiosque que compra celulares usados (Imagem: divulgação/Trocafone)

É o que fez a Trocafone ao inaugurar dois quiosques de atendimento automático em São Paulo, sendo um dentro do Shopping Bourbon, na zona oeste da capital, e outro em um mercado Carrefour do bairro de Pinheiros.

publicidade

Máquina faz análise do celular usado antes de comprar

A máquina funciona assim: o interessado na venda do celular precisa preencher um cadastro na tela sensível ao toque, que envolve não somente os dados pessoais, mas também as características e modelo do celular. Após este passo, uma avaliação é feita pela própria máquina no quiosque. O valor sugerido para a venda é apresentado e, caso o vendedor aceite a proposta, o dinheiro é transferido por Pix.

O atendimento automático também permite um orçamento separado de outro aparelho, para que o interessado possa saber quanto está valendo um celular que ele ainda não trouxe para vender. Outro serviço é o de reciclagem de dispositivos, que paga R$ 20 por qualquer telefone móvel depositado.

Para evitar o descarte facilitado de celulares roubados, uma análise é feita no IMEI do aparelho ofertado, incluindo checagem em uma lista cinza e no iCloud, que não deve estar bloqueado. Para isso, o cliente precisa ter acesso ao aparelho desbloqueado para que a venda seja finalizada.

A Trocafone comenta que pretende instalar 10 mil unidades desses quiosques em mercados parceiros em um período de seis meses.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!