Na reta final de 2021, um levantamento apresentado pela Ebanx na última sexta-feira (26) revela que 59% das compras no e-commerce foram feitas pelo celular. O salto frente a 2019 foi relevante: cerca de 15%.

O resultado positivo acompanhou a tendência do varejo online brasileiro, que também cresceu 41% este ano, de acordo com a mesma pesquisa.

publicidade

Quem também impulsionou as compras pelo celular foi o PIX. O sistema de pagamentos instantâneo — que disponibilizou nesta segunda (29) o PIX Saque e o PIX troco — responde por 6% dos pagamentos no e-commerce. Sozinho, o PIX movimentará cerca de R$ 53 bilhões em pagamentos online este ano.

Celular é usado em quase 60% das compras pela internet no Brasil
O smartphone foi usado em quase 60% das compras pela internet no Brasil em 2021. Imagem: Natee Photo/iStock

Vale ressaltar que o levantamento da fintech considerou todos os pagamentos via PIX feitos pela internet em diferentes setores (varejo, jogos online, viagens e serviços digitais) feitos por cerca de 350 mil pessoas na plataforma do Ebanx até o mês de setembro.

Veja também

Faturamento do e-commerce cresceu 3% na Black Friday

Falando em e-commerce, na última sexta-feira (26) aconteceu a tão aguardada Black Friday de 2021, que este ano manteve o foco justamente nas compras online. A expectativa era da maior edição da campanha desde que o comércio brasileiro adotou as promoções em 2010.

Um levantamento feito pela Neotrust, mostrou que até às 7:00 desta sexta-feira, as compras feitas no e-commerce já totalizavam 2,93 milhões de pedidos. O que já representou um faturamento de mais de R$ 1,8 bilhão — cerca de 3% superior ao mesmo período no ano anterior.

Imagem principal: Fizkes/Shutterstock

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!