Era para ser um voo de meros quinze minutos num pequeno avião turboélice Viking DHC-6 Twin Otter, numa rota turística ligando a vila de Pokhara à também minúscula cidade de Jomsom, no Nepal, que tem pouco mais de mil habitantes. Partindo às 9h55 (horário do Nepal; aqui era 0h55), o avião código 9N-AET, da Tara Air, perdeu contato às 10h07, a três minutos do destino, e nada mais se sabe dele.

No avião estava um total de 22 pessoas: três tripulantes nepaleses, 13 passageiros nepaleses, mais quatro indianos e dois alemães,

publicidade

Segundo o jornal local Kathmandu Post, um funcionário do tráfego aéreo no aeroporto de Jomsom afirma ter ouvido pessoas numa vila próxima, Ghasa, dizendo que ouviram um ruído alto pela manhã. As operações começaram imediatamente, com um helicóptero russo MI-17 foi enviado ao local.

Infelizmente, o tempo nublado e chuvoso não permitiu que encontrasse qualquer indício. Uma equipe de terra também foi enviada ao local provável da queda, ainda sem sucesso. Por volta das 20h no horário local, as autoridades nepalesas anunciaram o fim das buscas por hoje, por conta do anoitecer.

publicidade

“O Exército do Nepal suspendeu todos os esforços de busca e resgate por hoje pelo fim de luz diurna e tempo adverso. A busca será continuada no início da manhã de amanhã, tanto por ar quanto por terra. Nossa equipe de busca e resgate com o helicóptero está em alerta em Jomsom”, afirma o tweet.

Precedente trágico

A rota passa por território montanhoso típico do Nepal, e o destino final é num vale. É um trajeto bem utilizado por turistas nas rotas de montanhas – o Nepal é o país do Monte Everest – e peregrinos religiosos tanto locais quanto indianos.

publicidade

O provável acidente relembra muito um momento trágico em 2016: em 24 de fevereiro, um outro Twin Otter da Tara Airlines, fazendo a mesma rota, perdeu contato oito minutos após decolar. Carregava 23 pessoas. As buscas por helicópteros tiveram problemas com tempo ruim e não encontraram nada inicialmente. Horas depois, os restos do avião e corpos carbonizados foram encontrados. Não houve sobreviventes. A esperança é que, desta vez, as pessoas tenham tido mais sorte.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!