Estrelado por Tom Cruise, “Top Gun – Ases Indomáveis”, de 1986, é um clássico da cultura pop que, com o recente lançamento de sua sequência, “Top Gun: Maverick”, reacendeu a paixão de muitos tanto pela franquia, quanto pela profissão de aviador. No entanto, ser um aviador da Marinha na vida real não é tão Hollywoodiano quanto no filme, já que no verdadeiro programa de treinamento, também conhecido como Top Gun, os alunos não podem mencionar o filme, estando sujeitos a multa.

“Top Gun”: referências ao filme são proibidas na escola de voo da vida real; entenda. Imagem: Paramount Pictures

A informação é do ex-piloto de caça e instrutor do verdadeiro TOPGUN, Guy “Bus” Snodgrass, que escreveu o livro ‘TOPGUN’s Top 10: Leadership Lessons from the Cockpit’ e revelou diversas curiosidades sobre a Escola de Armas de Caças da Marinha. Entre elas está que a instituição é uma das mais rígidas e exigentes, levando muito a sério o treinamento e o que os pilotos praticam no ar, por isso, uma multa de US$ 5 – aproximadamente R$ 23 na conversão atual – é aplicada toda vez que algum aluno faz referência ao filme de 1986, seja com frases, como a famosa “eu voarei com você”, ou simulações de manobras.

O valor, que é simbólico, é na verdade uma forma de alertar que o treino da vida real não é um filme e que ali não pode haver erros, devendo ter respeito e profissionalismo nas aulas, perpetuando ainda mais a fama da escola em formar os melhores do mundo.

Leia mais!

Mesmo que “Top Gun” seja sobre lealdade, confiança e exalte os aviadores, a escola prefere separar as brincadeiras e menções ao filme do cotidiano. De acordo com a missão da instituição, é preciso “ensinar a tripulação aérea não apenas a sobreviver em combates aéreos, mas vencê-los”, escreveu Snodgrass em sua obra. Em recente entrevista ao Insider, o ex-piloto também ressaltou os perigos que é estar nos céus – havendo ou não riscos aparentes – além de, claro, se declarar mais um fã do filme, que consultou aviadores para ser produzido e se tornou a fagulha nos corações de muitos que hoje são profissionais formados.

“Quando você voa pelos céus sozinho e sem medo, coisas ruins podem acontecer – e acontecem”, alertou . “[mas] adorei as cenas de voo. Foi emocionante. Eu me senti dizendo, ‘Cara, se eu pudesse fazer isso, seria um sonho tornado realidade’. [na verdade] Acho que em algum momento fomos todos multados”, brincou o aviador.

“Top Gun: Maverick”, que tem Tom Cruise reprisando o papel de Pete “Maverick” Mitchell, estreou nos cinemas em 26 de maio e segue em cartaz.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!