Empresa cria aplicativo capaz de diagnosticar depressão pela voz

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 31/05/2022 17h24, atualizada em 31/05/2022 19h03
Bolas amarelas com expressões de diversas emoções pintadas
(Imagem: AbsolutVision/Pixabay)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A depressão é um grande problema e acabou se agravando ainda mais durante a pandemia de Covid-19, porém, muitas pessoas não fazem ideia que podem estar enfrentando essa doença, o que dificulta o momento de procurar o tratamento para o quadro.  

Pensando nisso, as fundadoras da startup Kintsugi criaram um aplicativo capaz de detectar a depressão por meio da voz das pessoas, o que facilita o encaminhamento de pacientes para o tratamento médico e psicológico.  

Leia também!

De acordo com a cofundadora da empresa, Rima Seiilova-Olson, o aplicativo para voz foi escolhido como forma de detectar a depressão devido ao costume das pessoas de falarem de maneira monótona quando estão deprimidos.  

“O retardo psicomotor é o processo de desaceleração do pensamento e dos movimentos musculares. E é universal, não importa onde você nasceu ou que idioma você fala”, completou.  

O app ainda garante o sucesso no diagnóstico devido ao processo de aprendizado de máquina que utilizou diversas amostras, muito mais do que um próprio profissional médico pode analisar, para chegar ao nível de comparação.  

Homem sentado em um corredor escuro
Empresa cria aplicativo capaz de diagnosticar depressão pela voz. Imagem: Aonprom Photo/Shuttersotkc

A ferramenta mede a probabilidade de depressão na escala GAD-7 (0-21), como zero sendo bom e 21 sendo severamente deprimido. Assim que o paciente concede a permissão ao app, os níveis são enviados ao médico, com proteção do sigilo médico-paciente.  

“Nosso modelo de rede neural foi treinado em dezenas de milhares de vozes deprimidas. Então pode ser como um conjunto de psiquiatras, mas é muito mais sensível. Pode pegar mesmo quando a depressão está em níveis leves ou moderados”, explicou a cofundadora. 

VIa: Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.