A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que é possível que a varíola dos macacos estivesse circulando sem ser detectada. A entidade aponta que é possível concluir isso ao ver casos simultâneos em países onde a doença não é endêmica.  

“Um único caso de varíola do macaco em um país não endêmico é considerado um surto”, ressaltou o órgão de Saúde. Porém, a OMS ainda não conseguiu relacionar os novos casos e os descolamentos para regiões endêmicas. 

publicidade

Leia também!

Segundo a OMS, foram registrados cerca de 257 casos da varíola dos macacos em mais de 20 países, enquanto outros 120 casos estão sendo investigados.

publicidade

“A situação está evoluindo rapidamente e a OMS espera que haja mais casos identificados à medida que a vigilância se expande em países não endêmicos, bem como em países conhecidos como endêmicos que não relataram casos recentemente”, disse a entidade em comunicado oficial.

Homem sem camisa com brotoejas avermelhadas
Imagem: Berkay Ataseven – Shutterstock

Brasil investiga mais dois casos suspeitos da varíola dos macacos

Ministério da Saúde informou, nesta segunda-feira (30), que foi notificado sobre dois possíveis casos da varíola dos macacos no Brasil, os casos foram relatados em Santa Catarina e no Ceará. Um terceiro caso da doença também está sendo investigado no Rio Grande do Sul.  

publicidade

A pasta informou que os pacientes estão isolados e em recuperação, além de serem monitorados pelas equipes de vigilância em saúde. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, continuou.  

O Ministério da Saúde ainda afirmou que instalou uma Sala de Situação a partir do dia 23 de maio para acompanhar os casos de varíola dos macacos no Brasil e no mundo. A pasta segue em contato com secretarias estaduais e municipais de saúde para apoiar as investigações de possíveis diagnósticos.  

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!