A campanha nacional de vacinação contra o sarampo para crianças entre seis meses e menos de cinco anos termina nesta sexta-feira (3). Porém, a cobertura vacinal ainda não chegou a 30% das crianças.  

A baixa adesão preocupa o Ministério da Saúde, já que a probabilidade de surtos da doença acontecerem no país acaba aumentando. A pasta tinha como meta vacinar 95% do público alvo, mas os números reais revelam que menos de uma a cada três crianças foi imunizada.  

publicidade

Leia também!

Entre 2011 e 2014 a taxa de imunizados pela tríplice viral, que protege contra sampo, caxumba e rubéola era de 100%, o que fez o Brasil receber o certificado de território livre do sarampo pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  

publicidade

Porém, a partir de 2019 a taxa vacinação começou a apresentar uma queda significativa. Em 2020, o primeiro ano da pandemia, o país registrou 80% de crianças vacinadas. Em 2021, o Brasil registrou o pior índice de vacinação contra o sarampo da história recente, com apenas 73% da meta atingida.  

Em 2019, a Opas retirou o certificado de país livre do sarampo. Entre 2018 e 2021, o Brasil registrou cerca de 40 mil casos de sarampo e 40 mortes em decorrência da doença.  

publicidade
Criança infectada por sarampo sendo examinada por um médico
Imagem: fotohay/Shutterstock

O sarampo é doença grave, e pode retardar o crescimento e reduzir a capacidade mental. Por isso, pais, mães e responsáveis, atenção! Levem as crianças até a unidade de saúde mais próxima para que elas sejam vacinadas contra o sarampo.  

Via: Agência Brasil 

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!