A General Motors acaba de anunciar um desconto grande para os preços a linha 2023 do Bold EV e do Bolt EUV (o primeiro é um hatch, o segundo é um SUV). Com cortes chegando a US$ 5.305, dependendo da versão, agora o Bolt é o elétrico mais barato disponível no seu país de origem, os EUA.

Antes, o Bolt EV saía por US$ 31.500 a U$ 34.700 (R$ 151 mil a R$ 167 mil, arredondando na cotação de hoje), dependendo da versão. O UEV estava entre US$ 33.500 a US$ 38.000 (R$ 161 mil a R$ 183 mil). Para o próximo ano, o preço do EV começa em US$ 26.595 (R$ 128 mil) e termina em US$ 29.795 (R$ 143 mil), enquanto o EUV fica entre US$ 28.195 (R$ 135 mil) a US$ 32.695 (R$ 157 mil).

Elétrico barato… para elétrico

A boa notícia vai na contramão da tendência de aumentar os preços por conta da crise dos chips. Não chega a tornar o Bolt popular: nos EUA, a GM também tem esse título, com o Chevrolet Spark saindo por U$ 14.595 (R$ 70 mil).

Mas também não é um carro simples: o motor do Bolt produz 200 cv e o carro pode ir de 0 a 100 em 7,3 s. Por dentro, ele conta com as comodidades que se espera de um carro moderno, como radares e auxílio de direção. Por outro lado, ele ainda usa uma tecnologia de bateria e motores que a GM está substituindo nos próximos modelos, a Silverado e a Hummer.

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E o Brasil nisso? Perguntamos à GM, mas ela disse que não vai dar informações ainda, porque justamente vão trazer o Bolt para cá, mas não sabem ainda o preço.

Dá para fazer um chute educado. Veículos por aqui podem custar mais que o dobro de seu preço nos EUA, mas geralmente ficam um pouco que o dobro. O Bolt EV, esgotado, estava saindo por mais de R$ 310 mil.

Dá para esperar é que só a versão mais cara chegará. Montadoras consideram elétricos carros de luxo no Brasil, e os brasileiros que desembolsam por eles só querem saber da versão topo de linha. R$ 20 mil numa montanha de R$ 300 mil não faz muita diferença.

Num chute educado, dá para esperar o EV deve sair por pouco menos de R$ 280 mil, e o UEV, por volta de R$ 300 mil. Veremos em breve.

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