Siga o Olhar Digital no Google Discover
Imagens registradas no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia acabam de trazer luz a um dos veículos elétricos mais aguardados. É o Polestar 5, um fastback esportivo que é a versão de produção do conceito Precept, que deixou alguns queixos caídos em 2020, e é praticamente idêntico a ele.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
Alguns sacrifícios foram feitos: ele perdeu os espelhos ultrafinos (provavelmente ilegais na maioria das jurisdições), as cavidades laterais, as portas traseiras que abriam para frentes (famosas portas suicidas) e as rodas descomunais.
Este é o Precept:

E este é o Polestar 5:

A produção só deve começar no final de 2023, mas a Polestar deu algumas dicas do que deve estar dentro dele. O carro não está sendo desenvolvido na Suécia nem irá herdar a base dos modelos da Volvo, a empresa matriz da Polestar. É um “Polestar pela Polestar”, criado no Reino Unido, num centro em Warwickshire.
O carro foi anunciado como tendo “nível de supercarro” de firmeza, um bólido esportivo para ficar rente ao chão. Segundo o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Polestar Reino Unido, Pete Allen, o carro deve “entregar níveis de dinâmicas entre os melhores da classe, e isso começa com a estrutura”. O 5 terá, “níveis de resistência torsional de fibra de carbono, como um esportivo de duas portas”.
A maioria da estrutura será em alumínio, de forma a combater o peso opressivo das baterias elétricas. Também promete ser imensamente baixo para um carro elétrico: as baterias não vão ficar no chão, como é padrão entre elétricos, mas na frente e atrás, permitindo uma configuração incomum.
O Polestar 5 não deve ser, porém, um esportivo puro. A empresa diz estar tentando encontrar um balanço entre uma direção esportiva e o conforto, sem sacrificar muito de cada lado. A ideia também é que a nova plataforma própria seja usada para modelos diferentes da Polestar no futuro, dando início a uma nova fase, mais independente, para a montadora.
Leia mais:
- Polestar Precept, conceito sustentável que sacudiu público e crítica, agora é realidade
- Polestar mostra testes do Precept em túnel de vento, em seu caminho “do conceito para o carro”
- Polestar 5 caminha para se tornar a encarnação real do conceito sustentável Precept
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!