Um novo e terceiro episódio da série From Concept to Car (Do conceito para o carro) acaba de trazer mais detalhes sobre o design do Polestar 5, um GT elétrico previsto para chegar em 2024. Conforme os desenvolvimentos continuam na nova base da empresa sueca no Reino Unido, o desenho do veículo de produção vai se tornando o mais fiel possível às linhas do conceito Precept.

O designer de exteriores Nahum Escobedo disse que, definitivamente, “há muitas coisas que ainda precisamos resolver”. Porém, Escobedo também afirmou que os ajustes de design serão evolutivos, em vez de revolucionários. Apresentado pela Polestar no Salão do Automóvel de Genebra em 2020, o Polestar Precept recebeu impressões positivas da imprensa e compradores em potencial.

publicidade

Escobedo citou como inspiração para seus trabalhos aeronaves e até tubarões (e também o formato de nariz de tubarão, se referindo ao desenho frontal agressivo do carro, levemente inclinado e bicudo). Nos momentos finais do vídeo, é possível notar (em uma cena muito rápida) a placa do sedan elétrico “muito, muito perto” do Concept gravada com o nome Polestar 5.

Luxuoso, esportivo e sustentável

Com intenções esportivas, um sistema de software movido pelo Android Auto e um interior repleto de materiais sustentáveis, a montadora vinculada à Volvo apresenta um sedan com um hatchback na parte traseira. A Polestar está chamando-o de “um Grand Touring de quatro portas elétrico de desempenho”, ou seja, talvez ele chegue para competir com outros EVs de luxo, como o Tesla Model S, o Mercedes-Benz EQS, o Audi e-tron GT e o Lucid Air.

Com relação ao foco ecologicamente responsável abraçado pela Polestar, painéis internos e costas dos bancos serão feitos de “compósitos à base de linho”, que reduzem o peso da carroceria em até 50% e atingem uma redução no peso do plástico de até 80%. Os assentos serão “tricotados em 3D a partir de garrafas PET recicladas [ou tereftalato de polietileno]” e os apoios de cabeça serão desenvolvidos em vinil de cortiça reciclado. Para os tapetes, redes de pesca recuperadas deverão ser utilizadas.

Carro-conceito da Polestar
Imagem: Divulgação/Polestar

Na parte de inovações pretendidas pela Polestar, o sedan reconhecerá o motorista quando ele se aproximar do carro, preparando automaticamente seus aplicativos e configurações favoritas. O Google Assistente poderá reconhecer mais idiomas, incluindo sotaques locais, para assim ser capaz de conversas mais naturais. A Polestar também imagina o streaming de vídeo se tornando um componente maior da experiência no carro.

Apenas dois veículos da empresa sueca foram lançados até agora: o cupê híbrido Polestar 1 e o sedan fastback totalmente elétrico Polestar 2. O Polestar 3, um SUV elétrico crossover, deverá ter mais detalhes revelados ainda este ano, com sua produção prevista para começar a partir do ano que vem. O quarto veículo da empresa também deverá ser um SUV.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.