Imagens registradas no Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia acabam de trazer luz a um dos veículos elétricos mais aguardados. É o Polestar 5, um fastback esportivo que é a versão de produção do conceito Precept, que deixou alguns queixos caídos em 2020, e é praticamente idêntico a ele.

Alguns sacrifícios foram feitos: ele perdeu os espelhos ultrafinos (provavelmente ilegais na maioria das jurisdições), as cavidades laterais, as portas traseiras que abriam para frentes (famosas portas suicidas) e as rodas descomunais.

publicidade

Este é o Precept:

Carro-conceito da Polestar
Imagem: Divulgação/Polestar

E este é o Polestar 5:

publicidade
Render do Polestar 5 registrado no IPIUE | Imagem: reprodução

A produção só deve começar no final de 2023, mas a Polestar deu algumas dicas do que deve estar dentro dele. O carro não está sendo desenvolvido na Suécia nem irá herdar a base dos modelos da Volvo, a empresa matriz da Polestar. É um “Polestar pela Polestar”, criado no Reino Unido, num centro em Warwickshire.

O carro foi anunciado como tendo “nível de supercarro” de firmeza, um bólido esportivo para ficar rente ao chão. Segundo o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Polestar Reino Unido, Pete Allen, o carro deve “entregar níveis de dinâmicas entre os melhores da classe, e isso começa com a estrutura”. O 5 terá, “níveis de resistência torsional de fibra de carbono, como um esportivo de duas portas”.

publicidade

A maioria da estrutura será em alumínio, de forma a combater o peso opressivo das baterias elétricas. Também promete ser imensamente baixo para um carro elétrico: as baterias não vão ficar no chão, como é padrão entre elétricos, mas na frente e atrás, permitindo uma configuração incomum.

O Polestar 5 não deve ser, porém, um esportivo puro. A empresa diz estar tentando encontrar um balanço entre uma direção esportiva e o conforto, sem sacrificar muito de cada lado. A ideia também é que a nova plataforma própria seja usada para modelos diferentes da Polestar no futuro, dando início a uma nova fase, mais independente, para a montadora.

publicidade

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!