Por Fábio Marton, editado por André Lucena 07/06/2022 18h24, atualizada em 07/06/2022 18h47
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Siga o Olhar Digital no Google Discover

Prós
  • Porta-malas imenso
  • Bom pacote tecnológico
  • Economia de combustível
Contras
  • Preço mais alto por itens de segurança
  • Potência é apenas digna
  • Hatch é mais divertido

Quando a Honda sugeriu testar o New City sedã, depois de já haver testado o hatch, fiquei em dúvida se aceitava. É quase o mesmo carro, não é? Como a agenda testes tinha esse espaço, e como testar dois formatos da mesma linha não deixa de ser uma experiência nova. E o que descobri é que, mesmo com tanta coisa em comum… não. Não é o mesmo carro.

Ofertas

Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
Vendido por Amazon
Fone de Ouvido Headphone P47 Sem Fio Bluetooth Wireless Micro Sd 5.0 Dobrável Com Microfone Regulável Para Corrida Academia Escritório Caminhada Linha Premium (Preto)
De: R$ 39,90
Por: R$ 19,90
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
Vendido por Amazon
Smart TV Multi Roku 32" HD 3 HDMI 2 USB Compatível com Alexa e Google Home - TL052M
De: R$ 1.149,00
Por: R$ 819,00
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
Vendido por Amazon
Carregador Super Turbo 50W Ultra Rápido Tipo C e USB Com Carregamento Rápido + Cabo Tipo C Compatível Com Todos Os Dispositivos, Android, Ios 15/16, Xiaomi - Todos Dispositivos Celulares
De: R$ 32,90
Por: R$ 22,90
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
Vendido por Amazon
Placa de Video MSI RTX 5060 Shadow 2X OC, 8GB, GDDR7-912-V537-037
De: R$ 2.920,14
Por: R$ 2.240,00
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
Vendido por Amazon
Ar-Condicionado Split HW Elgin Eco Inverter II Wi-Fi 12.000 BTUs R-32 Quente/Frio 220V
De: R$ 2.499,00
Por: R$ 1.998,89
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
Vendido por Amazon
Freezer Vertical Consul 231 Litros - CVU26FB 110V
De: R$ 3.279,35
Por: R$ 2.498,89
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
Vendido por Amazon
WAP Ventilador de Torre AIR SILENCE com 4 Ní­veis de Velocidade, Time de até 15 Horas e Desligamento Automático 127V
De: R$ 599,90
Por: R$ 404,90
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Mesa 40cm Super Power, Branco/Azul, 140W, 110V - VSP-40-W
De: R$ 189,90
Por: R$ 129,90
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
Vendido por Amazon
Climatizador de Ar Digital Midea 127V 60Hz
De: R$ 529,99
Por: R$ 412,69
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
Vendido por Amazon
Monitor Gamer IPS 24 Polegadas, Full HD, 180Hz, 1ms, HDR400, G-SYNC, 250cd/m², Alto-falantes embutidos, Entradas HDMI/DisplayPort/USB/3.5mm
De: R$ 799,00
Por: R$ 593,00
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
Vendido por Amazon
Câmera Digital EOS, Canon, Preto, 23 x 14 x 17 cm
De: R$ 3.799,00
Por: R$ 3.598,94
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
Vendido por Amazon
Anker MagGo Power Bank, Bateria Magnética Ultra Fina de 10.000mAh, Certificação Qi2, Portátil, Carregador MagSafe Compatível de 15W Ultra Rápido, Compatível com iPhone 17/16/15, Samsung,Xiaomi e Mais
De: R$ 649,00
Por: R$ 469,00
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
Vendido por Amazon
Notebook Acer Nitro V15 ANV15-41-R4Q9 R77735HS AMD Ryzen 7 32GB 512GB SSD NVIDIA RTX 4050 15.6” FHD LED IPS 165Hz AGPOS
De: R$ 7.799,00
Por: R$ 5.610,00
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
Vendido por Amazon
Câmera digital, vídeo de 5k, câmera de 75 megapixels, transmissão Wi-Fi, foco automático, zoom digital de 18x, tela giratória de 180 graus, cartão SD de 32G,câmera compacta,vlog,fotográfica
De: R$ 699,00
Por: R$ 499,00
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
Vendido por Amazon
PlayStation DualSense Controle sem fio – Branco
De: R$ 499,90
Por: R$ 379,00
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
Vendido por Amazon
Robô Aspirador Liectroux XR500 Pro 3 em 1 Aspira Varre Passa Pano Com Aplicativo Compatível Com Alexa e Google Mapeamento Inteligente Salva os Mapas Bivolt
De: R$ 2.489,00
Por: R$ 1.616,02
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
Vendido por Amazon
MONDIAL Ventilador de Parede 40cm Super Turbo 8 Pás, Preto/Prata, 140W, 110V - VTX-40P-8P
De: R$ 259,90
Por: R$ 179,90
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
Vendido por Amazon
Notebook ASUS Vivobook 15 X1504VA Intel Core i5 1334U 8GB Ram 512GB SSD Windows 11 Tela 15,6" FHD Silver - NJ1740W
De: R$ 3.599,00
Por: R$ 2.759,00
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
Vendido por Amazon
Fritadeira Sem Óleo Air Fryer Eos Chef Gourmet 6.2 Litros Compacta Digital Vermelho Eaf60v 110v
De: R$ 299,90
Por: R$ 199,00
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
Vendido por Amazon
soundcore P20i da Anker Fone de Ouvido Sem Fio, Drivers de 10mm, Graves Potentes, Bluetooth 5.3, 30H de Bateria, Resistência à Água, 2 Microfones IA, App Personalizável
De: R$ 249,00
Por: R$ 166,19
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
Vendido por Amazon
Philips Walita Preta Fritadeira Airfryer Essential XL Digital, 6.2L de capacidade, Garantia internacional de dois anos, 110V, 2000W (RI9270/90)
De: R$ 899,90
Por: R$ 399,00
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
Vendido por Amazon
WAP Umidificador de Ar AIR FLOW com Luminária e Difusor de Aromas, 4 Litros, Autonomia de até 12 horas, 20W Bivolt
De: R$ 229,90
Por: R$ 132,00
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
Vendido por Amazon
CAMERA INSTAX MINI 12 ROSA GLOSS
De: R$ 649,00
Por: R$ 473,00

As diferenças são quase, vamos dizer assim, essenciais. Mas estão lá. Um certo espírito do que é o carro, de que espaço ele ocupa neste mundo. Até 2022, o Honda City era uma linha só com sedã – a novidade foi o hatch, introduzido este ano, trazendo um frescor para o modelo. E, se um sedã tem fama de carro para pessoas em uma fase mais formal da vida, é porque realmente a experiência é outra. É, sim, um carro mais, vamos dizer assim, senhor.

Honda City sedã: o irmão mais velho

A diferença visual, obviamente, é a entre um hatchback e um sedã: o último mais longo e um pouco mais baixo. A frente é tão atraente quanto, com muito cromado, uma cara um tantinho invocada sem entrar no território da intimidação.

Frente do Honda New City Sedan
Imagem: Fábio Marton/Olhar Digital

A traseira do sedã me pareceu mais inspirada um pouquinho.

Traseira do Honda New City sedã
Imagem: Fábio Marton/Olhar Digital

Na direção, pela diferença do formato, ele é mais bem comportado que o irmão. Isso vem para bem e para mal. Pessoalmente, eu tive mais prazer em dirigir o hatch, mas isso sou eu. É aquilo da essência: um carro um pouco mais dinâmico no hatch ou um pouco mais firme no sedã. Mas continuam próximos: é meio a diferença em, pra ficar numa metáfora, roupas sociais e smart casual.

E ser mais formal é assim: a direção do New City Senda é muito confortável e sem surpresas – não que o hatch seja nervosinho. Passa a sensação firme de segurança, e múltiplos sistemas baseados em câmera, na versão Touring, reforçam essa sensação.

Pacote generoso de tecnologia

A câmera traseira não é de alta resolução, mas tem um alarme, que indica exatamente em qual parte do carro há proximidade perigosa. É muito útil em vagas complicadas, mas também ajuda a perceber pedestres próximos.

A câmera do retrovisor, uma vantagem sobre a concorrência, tem o defeito de ser intrusiva. Quando algo é detectado no ponto cego, ela é ligada e toma todo o espaço da central de mídia. Acabei perdendo uma entrada porque ela foi ativada, sobrescrevendo o GPS e tornando impossível ver o que exatamente era para fazer.

Falando em GPS, o sistema de mídia é baseado em Android Auto e funciona por Bluetooth, diferente de outros carros recentes, que só aceitam cabo. É muito útil porque cabo pode perder a conexão com facilidade, e você perde o som e o GPS com isso.

Volante do Honda New City sedã
Imagem: Fábio Marton/Olhar Digital

Outra coisa no pacote tecnológico é o sistema de automação, baseado nas câmeras múltiplas. É competente, mas o resultado vai muito da estrada – faça o que sistema honestamente sugere fazer ao avisar quando você tira a mão do volante. Não confie. Você ainda é o motorista.

Na primeira experiência, fiz o quase milagre de andar 150 km sem precisar guiar. Foi de noite e, talvez, o contraste maior tenha ajudado ao carro a permanecer sem erro na pista. Nos testes com o sedã, não tive a mesma sorte. Mas certamente isso é uma característica da tecnologia, não diferença entre os modelos.

Porta malas do Honda City sedã é imenso

A principal vantagem do sedã sobre o hatch é o espaço. Quando falei do primeiro, uma das críticas principais foi justamente o porta-malas minúsculo. Isso era compensado por bancos altamente configuráveis. Isso mas não é necessário no New City sedã: são 519 litros de porta-malas (contra 268 do hatch). É uma caixa d’água pequena. Não tem como reclamar aqui. Carros de luxo geralmente tem menos que isso.

Porta-malas do Honda New City sedã
Imagem: Fábio Marton/Olhar Digital

O preço é quase igual. O desempenho, com o mesmo motor 1.5 aspirado e quase o mesmo peso (1.180 kg para o hatch e 1.170 kg para o sedã) é comparavelmente nada super empolgante, apenas se portando com dignidade. Ambos levam por volta de 10,2 segundos (alguns testes revelaram mais) para ir de 0 a 100 km/h.

O ponto forte não é potência. Esse é a economia: chegando a 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/h com etanol, ou 12,4 km/l e 14,6 km/l em gasolina – e, quando usei gasolina no outro teste, cheguei a ver até 17 na previsão no painel. Você precisa ativar o modo econômico (a folhinha ecológica) para chegar ao melhor desempenho de combustível, o que limita o carro um pouquinho mais.

O interior do sedã também põe motoristas e passageiros numa posição ligeiramente mais baixa, mas não chega a parecer esportiva. É, como no hatch, confortável, em couro real branco, e o banco do motorista conta com um sistema mecânico especial adaptativo para proteger a lombar. Que funcionou muito bem: palavra de quem tem sempre dor na lombar ao viajar mais longe.

Interior do Honda New City sedã
Imagem: Fábio Marton/Olhar Digital

Outra vantagem do New City sedã: no hatch, havia um calombo na carroceria do lado do pé esquerdo do motorista. Era impossível deixar o pé reto, na posição de descanso. No sedã, o espaço ainda não é perfeito, o pé fica um pouco diagonal, mas foi possível dirigir com o pé no lugar certo.

Enfim, o que a gente pode concluir do Honda New City sedã? É, como seu irmão, um bom pacote tecnológico e de segurança, pelo preço R$ 127,7 mil na versão Touring, a que testei. É infelizmente o que hoje é considerado o valor de um veículo intermediário no Brasil. A versão mais básica, a EX, não conta com a câmera no retrovisor, um item de segurança, nem recursos de direção automática, e sai por R$ 113 mil.

É, enfim, um take diferente para o mesmo carro. Ganha espaço, ganha alguns detalhes melhores, perde um pouco (se você tem o mesmo gosto por carros que eu), em prazer de dirigir. Não muito. No fim das contas, importa o que você quer de seu carro.

Nossa avaliação
Nota Final
8.4
  • Design
    8.0
  • Conforto
    9.0
  • Potência
    7.0
  • Custo-benefício
    9.0
  • Acessórios
    9.0

Leia mais:

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.