Covid-19: CDC amplia acordo com empresa de salões de beleza para detectar variantes em aeroportos

Matheus Barros07/06/2022 14h21
Teste de Covid-19
Teste de Covid-19. Foto/Imagem: iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos firmaram um acordo com uma rede de salões de beleza presente em aeroportos do país para facilitar a identificação de novas variantes da Covid-19.  

A iniciativa começou, pois, apesar de novas cepas surgirem dentro dos países, os aeroportos são a principal porta de entrada para o vírus, o que reforça a necessidade de controle sanitário nestes espaços.  

Leia também!

A parceria do CDC foi fechada com a XpressSpa, conhecida pelos serviços de manicure e massagens nos aeroportos. Com a chegada da pandemia de Covid-19, a empresa fechou 50 de suas unidades e se voltou aos testes de Covid-19 para conseguir sobreviver a crise econômica gerada pela crise mundial.  

A empresa de spas criou a XpresCheck em parceria com a Ernst e com o laboratório Ginkgo Bioworks para detectar a presença da Covid-19 em aeroportos. Com a criação da rede, o CDC logo se interessou para facilitar o controle sanitário e até anteceder a chegada de possíveis novas variantes da doença.  

Imagem: grandbrothers/Shutterstock

O início da parceria aconteceu em agosto de 2021 em três aeroportos e o projeto foi muito bem sucedido e agora receberá mais investimento. “A disseminação de doenças relacionadas a viagens continuará sendo um fator de novas epidemias e novas pandemias”, afirmou o líder de inovação na Concentric by Ginkgo, Renee Wegrzyn.  

“Vemos isso como a pedra angular de qualquer sistema de alerta precoce que os Estados Unidos precisam construir para a preparação para pandemias a longo prazo”, continuou. 

Via: Bloomberg

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.