Obesidade na adolescência aumenta risco de diabetes tipo 1, diz estudo

Matheus Barros07/06/2022 18h31
Criança comendo hambúrguer e fritas
Crédito: iStock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Pesquisa realizada em Israel apontou que adolescentes com obesidade possuem maior risco para desenvolver diabetes tipo 1. Já era de saber da ciência que a obesidade poderia contribuir para os riscos de diabetes tipo 2. 

De acordo com o estudo, ao analisar cerca de 1,5 milhão de adolescentes israelenses foi possível notar que aqueles que eram obesos tinham duas vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 1 na idade adulta jovem, quando comparados aos que estavam na faixa de peso normal. 

Leia também!

O estudo ainda afirmou que aqueles jovens acima do peso tinham um risco 54% maior de desenvolver a doença. “Nosso estudo indica que, na população em geral, a obesidade adolescente está ligada ao diabetes tipo 1 e, portanto, enfatiza a importância de manter um peso saudável durante a infância e adolescência”, disse o pesquisador sênior, Gilad Twig.  

O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune e faz acontecer um ataque anormal do sistema imunológico às células produtoras de insulina no pâncreas. Assim como a diabetes tipo 2, a doença faz com que o açúcar se acumule na corrente sanguínea.  

Diabetes. Imagem: Shutterstock
Imagem: Shutterstock

A pesquisa ainda não conseguiu determinar o motivo pelo qual a obesidade aumenta os riscos da diabetes tipo 1, mas acredita-se que esse processo tenha relação com a suscetibilidade genética dos pacientes

Uma das teorias aponta que a obesidade alimenta a inflamação crônica do organismo, o que contribui para a a reação imune anormal da doença.

Via: United Press International

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.