No último sábado, 4 de junho, Gordon Goner, cofundador da coleção de NFTs (tokens não fungíveis) Bored Ape Yacht Club (ou BAYC) teve o seu canal oficial no Discord invadido por cibercriminosos. Segundo o Decrypt, o golpe resultou em quase R$ 2 milhões em NFTs roubados dos usuários da plataforma (200 ETH).

Em resposta, Goner tuitou: “Precisamos de uma plataforma melhor que põe a segurança em primeiro lugar”. Vale destacar que o Discord é um dos aplicativos de chat mais populares entre os entusiastas de criptomoedas.

A Bored Ape, por sua vez, informou que reconheceu a invasão e que a sua equipe “solucionou rapidamente” o problema. Já a Yuga Labs, a empresa responsável pelos NFTs dos macacos entediados, afirmou que investigará a causa do incidente. 

Veja também:

publicidade

Culpa dos usuários?

NFT Bored Ape
Criados como NFTs na blockchain do Ethereum, a BAYC é popular especialmente entre os famosos. Quem é dono de um Bored Ape tem acesso a um canal exclusivo no Discord. Imagem: mundissima/Shutterstock

Especialistas em golpes envolvendo ativos digitais apontaram que dessa vez o hack não se aproveitou de brechas de segurança do Discord, e sim de práticas inseguras dos próprios usuários da plataforma.

Um deles reforçou que muitos “deixam suas DMs [mensagens privadas] abertas e clicam em links de phishing”, o que pode ter contribuído para o roubo dos tokens.

Por fim, vale recordar que a invasão mais recente não foi a primeira envolvendo as mídias socias do BAYC. Em maio, a sua conta oficial do Instagram também foi hackeada, o que resultou em um roubo de US$ 2,8 milhões.

Via: Decrypt

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!