Levantamento da Serasa e Banco Pan revela que 33% dos trabalhadores não sabem em que condições podem utilizar o dinheiro disponibilizado pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Apesar disso, 92% dos entrevistados afirmaram que conhecem o FGTS. 

Condições legais 

O dinheiro disponibilizado nas contas da Caixa Econômica Federal pode ser utilizado para a compra da casa própria, para quitar dívidas do financiamento ou pagar parte do valor. 

No entanto, 64% não sabem que o recurso também pode ser aplicado como garantia para empréstimos e 58% não sabiam que o dinheiro também pode ser sacado após os 70 anos. A pesquisa entrevistou 2.132 trabalhadores com registro em carteira no regime CLT, entre os dias 12 e 22 de abril.

Desconhecimento sobre o valor a ser sacado

De acordo com o estudo, quatro em cada dez entrevistados (38%) admitem não saber qual o valor do saldo do FGTS, sendo que 16% nem sabem que é possível consultar o valor junto à Caixa Econômica Federal. Entre os consultados, 40% têm até R$ 1.000 de saldo e 51% até R$ 2.500.

publicidade

Entre aqueles que gostariam de usar o FGTS para realizar sonhos, 45% pensam em utilizar o saldo para adquirir um imóvel, 33% projetam usar os recursos para montar o próprio negócio, 17% para pagar todas as dívidas e outros 10% afirmaram que pretendem usar o resgate para limpar o nome. 

fgts aplicativo
Grande parte dos entrevistados considera o FGTS péssimo em termos de investimento; maioria quer usar dinheiro na compra da casa própria. Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Leia mais:

Em termos de investimentos, 43% disseram que o FGTS é péssimo, pois há produtos com melhor rentabilidade, enquanto 39% consideram o Fundo como um porto seguro para o futuro. Cerca de 33% só pretendem sacar em caso de extrema necessidade.

“A pesquisa é importante para entender a relação do brasileiro com o FGTS. Fica claro que há uma parcela significativa de pessoas que não têm um conhecimento de como utilizar esse recurso. É importante esclarecer todas as questões para o consumidor para que ele possa tomar uma decisão, porque esse é um dinheiro dele e que poderia ser utilizado para aliviar sua vida financeira, afirmou o responsável pelo Instituto Opinion Box, que conduziu a pesquisa, Felipe Sharpers.

Via: Agência Brasil 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!