SpaceX leva satélite egípcio à órbita em 23º lançamento de 2022

Um foguete Falcon 9 decolou na tarde do dia 8 para entregar um satélite de telecomunicações à órbita geoestacionária da Terra
Rafael Arbulu09/06/2022 16h14
lancamento-spacex-satelite-egipcio-capa
Imagem: SpaceX, via Twitter
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais um para a conta: a SpaceX concluiu seu 23º lançamento e pouso de um foguete Falcon 9, levando um satélite egípcio de telecomunicações para a órbita da Terra. A ocasião ocorreu na última quarta-feira (8), às 18h04 (horário de Brasília).

Poucos instantes antes da ignição, o time de engenheiros da SpaceX relatou um “possível problema técnico” com o foguete que carregava o satélite egípcio, mas ou ele foi rapidamente consertado, ou considerado dentro do aceitável para a continuidade da missão.

Leia também

O satélite é um Nilesat 301 de aproximadamente quatro toneladas, que tem a função de ampliar a cobertura de comunicações da empresa Nilesat. De acordo com as especificações técnicas, o satélite “301” tem um desempenho “muitas vezes” maior que qualquer outro lançado pela companhia e atualmente em órbita, o que deve trazer mais qualidade para os clientes da empresa.

Pouco depois de entregar o satélite, o primeiro estágio do foguete Falcon 9 (modelo B1062) voltou à Terra e pousou com sucesso no navio-drone Just Read The Instructions (JRTI), posicionado a 680 quilômetros (km) da costa leste do Cabo Canaveral, no Oceano Atlântico.

O Nilesat 301 foi o sétimo lançamento praticado pelo Falcon 9 B1062 – e o segundo em pouco mais de um mês, fazendo deste o foguete comercial a mais rapidamente concluir dois lançamentos. Para junho de 2022, a SpaceX tem planejados outros cinco lançamentos – incluindo um cheio de informações secretas para a Globalstar.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.