Todo ano, no dia 30 de junho, a comunidade astronômica celebra o Asteroid Day (Dia Internacional do Asteroide), uma data reconhecida pela ONU como ponto de discussão e debate sobre, entre vários outros temas, o risco que o impacto de um asteroide pode trazer para o nosso planeta, além de levantar-se formas de impedir que isso aconteça. Por todo mundo, diversos eventos são realizados neste dia e em datas próximas conscientizar a população sobre esses temas.

No Olhar Espacial desta sexta-feira (10), nosso colunista e apresentador, Marcelo Zurita, vai falar um pouco sobre a data especial e ressaltar como o Brasil vem se destacando no mundo com suas atividades. E ele não estará sozinho: junto do apresentador, estará a coordenadora nacional do Asteroid Day, Bruna Marques, divulgadora científica que atua nos projetos Papo Astronômico, Canal Papo Astronômico e Giro Astronômico.

Leia também

Bruna Marques é a coordenadora nacional do Asteroid Day, evento anual reconhecido pela ONU onde são discutidos temas de interesse público, como a defesa da Terra contra asteroides
Bruna Marques é a coordenadora nacional do Asteroid Day, evento anual reconhecido pela ONU onde são discutidos temas de interesse público, como a defesa da Terra contra asteroides (Imagem: Acervo pessoal/Reprodução)

Bruna tem 30 anos e é estudante de Jornalismo. Ela trabalha com divulgação científica há 8 anos e, segundo a descrição do Canal Papo Astronômico, escrever é seu hobby e a ciência é sua paixão. Ela já inclusive deu entrevistas abordando o tema em mídias de grande porte, como a Rádio Globo, e rotineiramente destaca e divulga livros interessantes de autores mundialmente famosos para quem quer começar a se aventurar na astronomia.

publicidade

Juntos, ela e Zurita também vão apresentar dicas para quem quer ter uma participação mais ativa no Asteroid Day.

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da BRAMON — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day O Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!