A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um documento com algumas recomendações de prevenção e mitigação da varíola dos macacos em hospitais, clínicas e serviços de saúde. O órgão divulgou as orientações após o Brasil confirmar o primeiro caso da doença.  

A nota aponta que é recomendável que os serviços de saúde criem um plano de contingência para enfrentar possíveis casos da doença, bem como casos suspeitos.  

publicidade

Leia mais:

A Anvisa pediu que os hospitais mantenham a distância de, no mínimo, 1 metro entre os leitos dos pacientes. As pessoas diagnosticadas devem ficar em completo isolamento até o desaparecimento das “crostas” das lesões.  

publicidade

As unidades de saúde devem implementar barreiras físicas nas áreas de triagem de casos suspeitos, além de suspender as visitas para diminuir o acesso de pessoas aos infectados. Os pacientes também devem ser acomodados, se possível, em um quatro privativo bem ventilado e com a porta fechada. 

O documento da Anvisa ainda prevê que os profissionais de saúde devem utilizar equipamento de proteção individual (EPI) ao atenderem pessoas infectadas ou tocar em produtos ou superfícies que tiveram contato com os pacientes. “Sempre que for prestada assistência em distância inferior a 1 metro ou quando se adentrar o quarto do paciente infectado deve-se usar avental, luvas e máscara cirúrgica, além de óculos de proteção ou protetor facial”, diz o documento.  

publicidade
Imagem: Irina Starikova3432 – Shutterstock

Por fim, a Anvisa pede que os resíduos hospitalares de pacientes com varíola dos macacos sejam tratados como alto risco individual e moderado risco para a comunidade. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!