Nesta segunda-feira, dia 13 de junho, é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro. Mas, se simpatias e promessas não são bem o seu foco para conseguir um relacionamento, talvez o jeito é recorrer para a versão moderna daquele que une casais: os aplicativos de namoro.

Mas, antes, vamos matar a curiosidade. Como Santo Antônio ganhou a fama? Batizado como Fernando, ele nasceu em uma nobre família de Lisboa, em Portugal, no final do século XII. Ainda jovem, entrou para a ordem de Santo Agostinho. Depois, ingressou na de São Francisco.

publicidade

Leia mias:

O sacerdote assumiu o nome de Antônio quando se tornou frade franciscano, em homenagem a Santo Antão. Ele se dedicou a pregar entre o povo, pela Itália e França. Também se destacou pelo senso de justiça e caridade. Morreu em Pádua, no dia 13 de junho de 1231, aos apenas 35 anos de idade.

publicidade

O santo casamenteiro

Não foi em vida, porém, que ele ganhou a fama de casamenteiro. Menos de um ano depois, Santo Antônio foi canonizado. Segundo uma lenda, uma moça napolitana que desejava se casar, mas não tinha o dinheiro para o dote, costume da época, recorreu a divindade.

Santo Antônio teria aparecido para ela. Ele lhe deu um bilhete para que entregasse a um comerciante, dizendo que deveria dar o equivalente do peso do papel em moedas de prata. O homem, que havia feito uma promessa ao santo no mesmo mês, achava que não valeria muito, mas quando colocou na balança, viu que precisava de 400 escudos de prata.

publicidade

E atualmente?

Se está difícil recorrer ao santo, seja por meio de simpatias ou promessas, o jeito mesmo é apelar para os aplicativos de namoro. São tantas variedades, contudo, que talvez seja difícil escolher um deles na busca por um relacionamento, ou até algo não muito cristão como apenas interesses sexuais. Abaixo, listamos cinco dos melhores apps para buscar um par.

Tinder

tinder
O Tinder foi lançado em 2012. Imagem: Shutterstock

Mais popular e mais famoso. O Tinder tem uma proposta simples e trabalha com combinações que se adequam à sua orientação sexual e seu interesse por hobbies e atividades. O app serve para todos os gêneros e orientações sexuais. O Olhar Digital tem um guia completo sobre o aplicativo para os interessados.

publicidade

Happn

Principal concorrente do Tinder, o Happn lista pessoas que estão fisicamente perto, que passaram pelo usuário no caminho. Desde o começo da pandemia da Covid-19, o aplicativo aumentou a distância de 250 metros para 90 quilômetros. Quando alguém estiver perto, uma notificação incentiva a mandar uma mensagem.

Badoo

Um pouco mais antigo, o Badoo é outra opção para quem busca um novo relacionamento e não quer implorar a Santo Antônio. O aplicativo existe desde 2006 e serve também para encontrar amizades (mas 13 de junho não é o dia de pensar em fazer novos amigos). Ele também usa a localização para mostrar possibilidades. Veja mais sobre o app no guia detalhado do Olhar Digital.

Badoo
O Badoo é um dos mais antigos aplicativos de namoro. Créditos: Ralf Liebhold/Shutterstock

Grindr

Similar ao Tinder, o Grindr tem a particularidade de ser focado em homens homossexuais. O diferencial do aplicativo é justamente mostrar quem está online naquele momento. Ele também permite o início da conversa sem que existe o match, quando os dois lados dão like um no outro.

Her

Assim, como o anterior, o Her tem um público-alvo definido: mulheres homossexuais e bissexuais. A ideia é dar mais privacidade e segurança às mulheres, proibindo a entrada de homens. Para isso, há um sistema de verificação de identidade, prevenindo ainda a criação de perfis fakes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!