Nesta terça-feira, dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância do ato de doar sangue, especialmente para atender a demanda constante da saúde pública.

Algumas cidades brasileiras, inclusive, estão em alerta devido ao baixo estoque de sangue nos hemocentros. É o caso de Brasília e São Paulo, por exemplo.

publicidade

Em janeiro de 2022, segundo a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), a capital do país registrou a pior média de bolsas de sangue coletadas por dia desde 2020, foram apenas 127, por isso é fundamental contar com o apoio dos voluntários. 

Pensando nisso, preparamos um guia que mostra como acessar e usar o Banco de Sangue Virtual.

publicidade

Veja também:

Como usar o Banco de Sangue Virtual

Tendo em vista que hospitais e hemocentros estão sempre em busca de doadores, foi criado o Banco de Sangue Virtual. Por meio de parcerias entre instituições, o serviço ajuda pacientes e familiares que sofrem com a espera por doadores.

publicidade

A ideia, além de estimular a prática de doação, é formar uma base robusta de voluntários, facilitando o processo para encontrar doadores. Confira abaixo como se cadastrar.

1. Primeiro, acesse a página e preencha o formulário com os seus dados. Em seguida, marque a caixa em destaque e clique em ‘Cadastrar’.

publicidade

2. Na próxima página, clique no botão no centro da tela para continuar o processo pelo WhatsApp.

3. Em seguida, acesse a opção ‘Iniciar conversa’. Se estiver no computador, clique em ‘use o WhatsApp Web’. 

Pronto! Agora você terá o contato do serviço disponível no aplicativo de mensagens (não se esqueça de salvá-lo na sua agenda!). Dessa maneira, além de tirar eventuais dúvidas, você já está apto a receber os alertas no celular caso alguém precise de sangue do seu tipo sanguíneo na sua cidade.

Como entrar em contato com o serviço?

Além do WhatsApp, o Banco de Sangue Virtual possui outros canais de atendimento, como o email [email protected], facebook.com/bancodesanguevirtual, @bancodesanguevirtual no Instagram e @BancoDeSangueV no Twitter.

Como pedir sangue

1. Na página inicial, clique em ‘Preciso de sangue!’ na lateral superior direita.

2. Em seguida, basta preencher o formulário com os dados necessário e depois clicar em ‘Cadastrar’ para receber o auxílio do serviço.

Quais são os pré-requisitos para doar?

De início, saiba que para ser doador, é preciso cumprir alguns pré-requisitos. Alguns deles são: pesar mais de 50 quilos e não ter consumido bebida alcoólica em até 12 horas antes de doar sangue. Para conferir mais detalhes, acesse o site do hemocentro.

É seguro doar sangue?

Sim. Todo o material usado é esterilizado e descartável. Além disso, conforme o Banco de Sangue Virtual, todos os doadores passam por consulta antes do procedimento para avaliar suas condições clínicas. 

Preciso estar em jejum?

Não. O doador pode se alimentar normalmente, evitando apenas ingerir alimentos muito gordurosos no dia da doação. Somente após o almoço que é necessário aguardar cerca de uma hora e meia antes de realizar a doação, informa a página do serviço.

Cuidados após a doação

Algumas recomendações são: se alimentar bem, ingerir bastante líquido, evitar bebidas alcoólicas e/ou fumar nas primeiras horas. O esforço físico no dia da doação também deve ser evitado. 

Caso note algo anormal em até 15 dias, o doador deve retornar ao hemocentro para obter mais informações e esclarecimentos.

Qual a quantidade de sangue coletada?

Uma das perguntas mais comuns é: qual a quantidade de sangue coletada por doação? Pois bem, a resposta é cerca de 450 ml de sangue.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!