O veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL) Butterfly apresenta um design de inspiração militar, baseado em um sistema de propulsão proprietário, e seu protótipo acaba de receber um incentivo milionário para ganhar os céus em 2023. Sua desenvolvedora californiana Overair tem trabalhado no modelo desde 2018, trazendo na bagagem uma vasta experiência com veículos avançados de voo, em colaboração com o Departamento de Defesa americano e com a Nasa.

O Butterfly tem uma estrutura totalmente elétrica, com espaço para seis pessoas (cinco passageiros e um piloto). Dentre algumas de suas características, estão a capacidade de carga útil aumentada e capacidade de voar mesmo em condições climáticas muito desafiadoras. Sua velocidade de cruzeiro é de 322 km/h e, com uma única carga, o Butterfly consegue um alcance de 160 km.

publicidade

Leia também:

Propulsão silenciosa do Butterfly

Como grande destaque, o eVTOL traz uma tecnologia proprietária de propulsão derivada de programas para veículos voadores liderados por Abraham Karem, um dos maiores nomes da história do design de veículos voadores não tripulados (UAV) de asa fixa e rotativa. O sistema Optimum Speed ​​Propulsion (OSP) do Butterfly usa quatro grandes hélices que giram lentamente ao pairar, e ainda mais lentamente ao cruzar.

publicidade

Dessa forma, o veículo acaba consumindo apenas uma fração da potência do motor disponível, de acordo com a Overair. Em virtude dessa velocidade baixa das hélices, o eVTOL apresenta um funcionamento bastante silencioso (como “as asas de uma borboleta”), gerando emissões acústicas inferiores a 40 dB.

A Overair recebeu para seus trabalhos com o eVTOL US$ 145 milhões (mais de R$ 742 milhões hoje, 15) dos desenvolvedores de tecnologias de comunicações e aeronaves de ultraprecisão Hanwha Systems e Hanwha Aerospace. A contribuição da Hanwha também consta no fornecimento de motores elétricos e baterias para os protótipos da Overair. Enquanto isso, a empresa californiana continua trabalhando para receber a certificação da autoridade americana Federal Aviation Administration (FAA).

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!